O boom do bodycare: os cuidados com a pele agora se estendem para o corpo

Agora, os cuidados com a pele do rosto são apenas uma etapa do skincare. Neste ano, a rotina vai além do pescoço e provando que esta é a hora e vez do bodycare.


o boom do bodycare: o skincare passa para além do pescoço em 2024
Foto: Getty Images



Se engana quem pensa que o boom do skincare está se desacelerando. A verdade é que os cuidados com a pele do rosto dão uma estacionada neste ano para dar espaço ao bodycare – em tradução livre para o português: cuidados com a pele do corpo. Não à toa, o termo apareceu no topo das apostas de beleza para 2024 do Pinterest Predicts – o relatório de tendências organizado pela plataforma de conteúdo com base nas pesquisas realizadas por seus usuários ao longo do ano. 

De acordo com a empresa, desde os boomers (geração nascida até 1964) até a geração Z (nascidos a partir de 1994) dobrarão suas apostas em loções luxuosas, experiências de spa caseiro e proteção solar. No ano passado, por sinal, as buscas pelos termos “body skincare routine” (rotina de cuidados com o corpo) e “bodycare” no Pinterest cresceram respectivamente 1.025% e 825% em relação ao ano anterior. 

O bodycare no mercado

bodycare: modelo iskra lawrence lança marca de cuidados com o corpo

Bodycare é o foco da marca da modelo Iskra Lawrence, a Saltair. Foto: Instagram/@saltair

De acordo com o Business of Fashion, durante o Sephora Summit 2023 – seminário anual organizado pela gigante multimarcas de beleza do grupo LVMH – o estímulo ao investimento e expansão do portfólio de produtos de bodycare era nítido. Além disso, recentemente, a modelo britânica Iskra Lawrence abriu uma marca focada em cuidados com o corpo – a Saltair – e a A.P.C., etiqueta francesa de moda, deixou de lado a ideia de uma linha de maquiagem colorida para entrar no mundo beleza e apostou em sabonetes e colônias entre outras opções corporais. 

Lançado em dezembro de 2023 e recém-chegada ao Brasil, o mais recente frisson gerado pela Rare Beauty – marca de beleza da cantora Selena Gomez – é uma linha de bem-estar composta por um hidratante corporal, uma fragrância para corpo e cabelo, um creme de mãos e uma caneta de aromaterapia. Por fim, vale citar o sucesso da Sol de Janeiro – que, apesar de ser fundada por uma brasileira, só chegou ao país recentemente. Os body mists e cremes corporais da marca, criada dos Estados Unidos, são um hit absoluto no TikTok, ou seja, é o bodycare no topo das paradas.

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O cenário brasileiro 

O crescimento da categoria, no entanto, não é exclusivo do cenário internacional e também acontece por aqui – afinal, segundo Euromonitor International de 2022, nós somos o segundo maior mercado global no consumo de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos. “A categoria de cuidados com a pele, especificamente, apresentou um crescimento de 5%, com destaque para o desempenho dos produtos para banho”, revela Bruna Nunes, diretora desta divisão no grupo Boticário.

Bodycare – O Boticário lança linha Nativa SPA Lilac

“Observamos que os consumidores buscam, cada vez mais, benefícios além da hidratação e perfumação, algo que nos instiga ainda mais a inovar”, continua a especialista. “Entre as novidades do grupo está a da Nativa Spa Lilac, linha que utiliza bio retinol e o tradicional óleo de quinoa para estimular a produção de colágeno natural na pele.”

O estímulo do colágeno para mais firmeza na pele é, sem dúvidas, um interesse contínuo do público brasileiro, perpetuado entre gerações. “A ligação da beleza com a saúde é uma grande questão para o mercado. E quando falamos em saúde, ela está diretamente relacionada a um outro tema específico: a longevidade. A expectativa de vida estendida faz a gente pensar de outra forma sobre o envelhecimento da pele”, conta Natália Vargas, especialista de tendências da WGSN. 

bodycare – marca nacional gente beauty foca na massaagem corporal

Marca brasileira Gente Beauty desenvolve produtos para drenagem caseira. Foto: Instagram/@gentebeauty

Novas marcas nacionais, como a Gente Beauty e Gaab Wellness, ambas lançadas no ano passado, continuam fomentando a demanda. A primeira, por exemplo, traz às prateleiras um enfoque na automassagem, apostando, de início, em uma loção de drenagem linfática e em um creme anticelulite – ambos podem ser usados em conjunto ou separadamente. E a última, por sua vez, solta em breve um óleo corporal anti-estrias. “Será a nossa primeira aposta na categoria”, revela a fundadora Gabriela Morais.

No radar

Mas a aparência da pele não é a única aposta do segmento. A simplificação da rotina e o aumento do bem-estar, como fez a Rare Beauty, são duas tendências que deverão ganhar destaque. “Esfoliantes, óleos, sais e géis ganharão um grande espaço na rotina diária de cuidado”, retoma a especialista em tendências. “Os cremes continuarão em crescimento, mas teremos o acréscimo destes outros produtos.” 

bodycare – óleos corporais sol e lua da costa brazil

Óleos corporais da Costa Brazil, de Francisco Costa. Foto: Instagram/@costabrazil

Engrossa o coro o surgimento de duos de óleos calmantes e energizantes – conjuntos para serem usados dia e noite – já existentes no portfólio de marcas como Águas de Ipanema e Costa Brazil. Esta última, além dos óleos, ainda oferece os tais sais de banho, cremes hidratantes e até um massageador corporal de aço, outra grande aposta do bodycare. “Veremos uma significativa evolução de ferramentas manuais, que lembram o sucesso do gua sha. No corpo, elas servirão para drenagem, a microcirculação e até preenchimento”, arremata Natália.

A linha de Alcachofra, lançamento recente da L’Occitane En Provence, carrega exatamente essa proposta: a rotina começa com um esfoliante para ativar a circulação e tonificar a pele, e termina com um protocolo de massagem, que pode ser feita à mão com um creme específico ou associada com um gua sha. 

Para fechar, uma turma que também poderá se beneficiar deste movimento em expansão são os atletas, desfrutando de produtos específicos para a recuperação física. É o caso da canadense 1Hour-After, que oferece soluções que atuam no resfriamento corporal, na redução de inflamação e no relaxamento dos músculos e que devem ser usadas exatamente uma hora após o treino.

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Entre na onda

Sabonete Líquido Esfoliante, Ekos da Natura R$ 47,90

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Manteiga esfoliante café com leite, da Kapeh R$ 99

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Sais de banho, da Costa Brazil R$ 890

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Óleo corporal relaxante para banho de calêndula, Phytoervas R$ 23,90

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Hidratante Desodorante Corporal Hidraluronic Firmeza & Elasticidade, da Vult R$ 25,99

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Creme de massagem Alcachofra, da L’Occitane En Provence R$ 379

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Óleo de noite calmante, da Águas de Ipanema R$ 299

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Bálsamo corporal The Renewal Oil, da La Mer R$ 1.699

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Mist para corpo e cabelo Find Comfort, da Rare Beauty R$ 219

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Body Balm Splash hidratante e perfumante, Quem Disse, Berenice? R$ 59,90

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Protetor solar corporal gel-creme com FPS 70, da Australian Gold R$ 99,90

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