Como secar o cabelo: naturalmente ou com secador?

Tudo o que você precisa saber sobre como secar o cabelo sem colocar em risco a saúde dos fios.


Como secar o cabelo
Getty Images



Como secar o cabelo sem danificá-lo? Essa é uma dúvida comum que pode levar a um debate e tanto. De um lado, há quem acredite que deixar os fios secarem naturalmente é mais saudável do que expô-los ao calor do secador. De outro, estão as pessoas que não abrem mão da ferramenta por acharem que deixar os fios molhados por muito tempo pode ser prejudicial. 

Então, afinal, qual é a melhor forma de lidar com o cabelo úmido? Nós investigamos a questão.

LEIA MAIS: Como enrolar o cabelo sem usar nenhuma fonte de calor?

Como secar o cabelo: naturalmente ou com secador? 

A verdade é que a resposta não é tão simples e tudo vai depender de como você coloca em prática ambos os métodos.

De maneira geral, pode-se dizer que o mais seguro é deixar o cabelo secar naturalmente. “O calor do secador, muitas vezes intenso e usado por muito tempo, faz com que a fibra capilar e o couro cabeludo fiquem desidratados”, explica Rafael Bertolucci, hairstylist e sócio do Studio W. A longo prazo, essa exposição frequente pode causar danos aos fios, que começam a ficar ressecados, quebradiços e frágeis. 

O outro lado da moeda é que, muitas vezes, pessoas que preferem o método mais natural acabam prendendo os fios no meio do processo ou dormindo com eles molhados. “Se o cabelo demorar para secar, mas estiver exposto a ventilação e oxigenação, não tem problema. Porém, deitar com ele úmido, por exemplo, cria um ambiente abafado e aquecido que é propício para a proliferação de fungos”, comenta Rafael. Nesse caso, é aconselhado o uso do secador. 

Como secar o cabelo

Getty Images

Leia mais: Os melhores secadores de cabelo

Como secar o cabelo de forma segura usando o secador? 

“Antes de começar o processo de secagem, o uso de um protetor térmico é imprescindível! Sua fórmula cria uma película protetora ao redor dos fios, impedindo que eles sejam atingidos diretamente pelo calor”, explica Rafael.

Na hora de secar, não deixe a temperatura do secador muito alta e não aproxime muito o aparelho dos fios – o ideal é deixar uma distância de cerca de 15 centímetros. “Também não aponte o secador diretamente para o couro cabeludo: ele possui um manto protetor com oleosidade natural que traz equilíbrio não apenas para a região, mas para todo o cabelo. Quando o calor a atinge diretamente, ela pode ser danificada”, aconselha Rafael. 

LEIA MAIS: Famoso secador da Dyson desembarca em breve no Brasil

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes