Descubra seu contraste pessoal: a nova trend de beleza do TikTok
Alto, médio ou baixo? Descobrimos qual é o apelo de encontrar seu contraste pessoal – e se você pode confiar na ferramenta do TikTok.
Se você está no TikTok – e ama beleza! – é muito provável que já tenha passado pelo filtro que revela seu contraste pessoal. Descobrir se você é baixo, médio ou alto é a nova tendência de beleza da plataforma – e, por lá, muitas meninas revelam que colocam em prática o resultado do filtro (criado pela maquiadora francesa Aliénor) ao trazer novas adaptações para sua maquiagem diária.
Mas, afinal, o que é o contraste pessoal? “É a diferença de tons entre os elementos que compõem nosso rosto: cabelo, sobrancelha, pele e olhos”, explica a personal stylist e analista de coloração pessoal Nathália Xavier, baseada no Rio de Janeiro. “Ou seja, é a diferença de profundidade, de claros e escuros, que temos na nossa beleza natural. Quanto maior a diferença, maior o contraste.”
Entendendo os tipos de contraste pesssoal
Para chegar ao resultado de cada contraste, toda a equação importa. Não é porque você tem pele clara que seu contraste será baixo, ou porque você tem pele escura, ele será alto. “Quem tem pele, olhos, cabelo e sobrancelha com tons bem parecidos tem baixo contraste”, comenta Nathália.
Mas se os olhos e cabelos são escuros e a pele é clara é provável que a pessoa seja alguém de alto contraste. O mesmo acontece com cabelos e olhos claros, e pele escura.
Beyoncé é um exemplo de médio contraste pessoal. Foto: Getty Images
LEIA TAMBÉM: AS CORES DE CABELO QUE ESTÃO BOMBANDO NO TIKTOK
“Se não é alto nem baixo, o contraste é médio. Um exemplo deste tipo acontece quando as sobrancelha e os olhos são bem contrastados numa pele clara, mas a boca não tem tanta cor”, continua a analista de coloração pessoal.
Outro ponto, enfatizado anteriormente pela personal stylist, é que é preciso fazer essa análise com suas cores naturais de cabelo e sobrancelha. Se eles estão tingidos, será improvável que você saiba seu contraste verdadeiro.
Como funciona o filtro
Completamente em preto e branco, o filtro entrega três opções de tom de pele (claro, médio e escuro) e você deve escolher o que mais combina com o seu pessoal. Para conseguir identificar de forma fácil e rápida, ilustrações são colocadas como referência do lado esquerdo da tela. “O interessante é você testar o filtro sem maquiagem para conseguir observar seu verdadeiro contraste”, diz a maquiadora Catia Moreira no vídeo em que testa a novidade viral.
@catiamoreira.makeup Respondendo a @Miau o Nome do filtro é Whats your contrast #tiktokbeleza #contraste #whatsyourcontrast #filter #maquiagemtiktok
Depois de achar seu tom de pele, você começa a brincar com as opções de claro, médio e alto contraste, dispostos na lateral esquerda da tela. Cada um deles traz, novamente, ilustrações que auxiliam a descoberta. A figura de alto contrate traz um resultado quase homogêneo, com pouca diferença de tons. Diferença essa que aumenta conforme se sobe para os exemplos ilustrados de médio e alto contraste.
Gigi Hadid tem baixo contraste pessoal. Foto: Instagram/@gigihadid
O filtro é seguro?
De forma simples: sim. Isso porque o filtro do TikTok leva em consideração os fundamentos do processo, que é entender os claros e escuros de cada beleza. Mas existem nuances. “Essas análises precisam de cuidado, porque o que pra mim é escuro, para você pode ser intermediário. Então, nesse sentido, o filtro pode até dar uma noção de como é o seu contraste”, comenta Nathália sobre o fato de a ferramenta trazer a mesma “régua de medida”, ou base de medição, para as diferentes pessoas que a usam. Assim, todos partem de um mesmo lugar.
“Mas para saber de fato é preciso experiência, estudo e vivência nesse universo.” É preciso estar atenta aos pequenos detalhes, observá-los em luz natural e a olho nu para chegar a um resultado sem erros. “Só comparando os elementos que compõem o seu rosto entre eles mesmos para entender se há muita diferença de tonalidade entre elas (alto contraste) ou se essa diferença é mais branda e suave (médio e baixo contaste).”
Zoë Kravitz é dona de um alto contraste pessoal. Foto: Instagram/@zoeisabellakravitz
Por que saber seu contraste pessoal?
Você deve estar pensando “tá, entendi como encontro meu contraste. Mas o que eu faço com essa informação?” Vamos chegar lá. Afinal, não é à toa que essa análise entra nos processos de consultoria de estilo ou que ele é usado por maquiadores em momentos específicos.
“Saber o seu contraste pessoal é uma ferramenta que pode te ajudar a definir tons de cabelo, maquiagem, estampas de roupas, acessórios e até armações de óculos que combinam naturalmente com você”, indica Nathália. “Ao repetir o contraste da sua beleza na coordenação de peças perto do rosto ou na própria maquiagem, você traz mais harmonia para a sua imagem pessoal.”
Um jeito de criar essa harmonia, por exemplo, é optar por batons escuros que repetem seu alto contraste, caso este seja seu quadro. “Se você tem pele clara e cabelos muito escuros, pode ser que um batom clarinho te deixe com uma aparência cansada”, comenta.
Mas, claro, isso não é regra. Beleza mesmo é brincar com que te deixa confiante e fazer diferentes experimentações. E esta é apenas uma das muitas coisas que você pode fazer com base nos preceitos de claro e escuro, que trazem dimensão e também aparecem na arte. Legal, não?
LEIA TAMBÉM: AS MARCAS DE BELEZA MAIS FALADAS NO TIKTOK
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes