Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR O BOTICÁRIO

A psicologia e a sabedoria popular dão conta de explicar que tanto amigos quanto perfumes podem revelar traços da nossa personalidade, mas não apenas isso: também podem expressar algo que projetamos ser, ou ainda a necessidade de preencher uma "falta" num momento específico que vivemos como, por exemplo, buscar fragrâncias que remetem à natureza em tempos de confinamento pandêmico. É o que revelou uma pesquisa recente da Givaudan, empresa suíça e uma das maiores criadoras de fragrâncias do mundo. Intitulada "Feelings & Emotions", a pesquisa ouviu mais de mil mulheres latino-americanas até fevereiro passado e apontou comportamentos interessantes. "O natural aparece representando a busca de algo que vá fazer bem para a saúde, e também a vontade de contato com o meio ambiente", diz Laura Mungioli, consumer insights manager da Givaudan para a América Latina. Às notas frescas, de folhagem e cheiro de mato, foi adicionada também a busca por cheiros que lembrem o que é artesanal e mais próximo de casa, como as flores frescas no vaso da sala ou o adocicado que lembra uma sobremesa. Procurar por perfumes conhecidos em tempos de incerteza também é outra tendência, assim como a nostalgia, seja de filmes antigos, de séries com uma estética vintage ou mesmo as fragrâncias do passado, tipo a lavanda da colônia de quando éramos criança ou o cheiro da baunilha do bolo da avó. A segurança garantida pelo que a gente já conhece se tornou também a estratégia para conseguir consumir sem poder ir às lojas experimentar novas fragrâncias. Sentí-las no ambiente online ainda é uma tecnologia a ser desenvolvida.

PUBLICIDADE

O olfato é um indicador tão poderoso que, mesmo quando a gente não quer, ele nos denuncia. Um bom exemplo foi o processo de criação das fragrâncias Coffee Sense Woman e Coffee Sense Man, do Boticário. Durante a pesquisa com homens e mulheres, uma neurocientista analisou as reações deles a cada combinação olfativa criada por Petit, perfumista responsável pelo projeto. Tudo isso, sem que os entrevistados precisassem dizer uma palavra, apenas observando suas micro expressões corporais. Petit foi adaptando a fórmula até que se chegou a um acorde comum, extremamente prazeroso tanto para homens quanto para mulheres. Com uma nota de chocolate meio amargo, foi batizado de "ativador do desejo" e é a base das versões feminina e masculina do Coffee Sense.

Para além da pandemia, a nossa predileção por certas flores, por uma combinação específica de notas – as chamadas famílias olfativas – sempre diz algo sobre a gente. "As fragrâncias refletem um comportamento, um estado de espírito, humores, um perfil que você quer atingir, um traço que você quer destacar dependendo da situação: desde estar com os amigos a uma reunião de trabalho ou um encontro romântico", diz Leandro Petit, perfumista da Givaudan. Gostar de perfumes florais significa romantismo? Depende das flores e de como elas são combinadas. E os orientais, o que revelam sobre seus fãs?

PUBLICIDADE

A seguir, um pouco da psicologia olfativa praticada pelos perfumistas para traduzir personalidades em perfumes:


A Princesinha do frescor: Ama a flor de laranjeira bem suave, um Neroli – um tipo de flor de laranjeira específico, mais sofisticado - sem muita mistura? Então pode estar fazendo a linha ingênua ou buscando a descomplicação daquele frescor de cheiro de banho. A flor de laranjeira remete à juventude adolescente, suave e descomplicada. Não à toa, era o aroma usado pelas jovens princesas para encontrarem seus príncipes.




A Romântica adocicada: Os florais leves, quando associados a frutas vermelhas (morango, berries em geral, uva) dão um toque romântico e também divertido.



A Romântica sedutora: O jasmim é sua flor preferida? Em evidência, ela vai mirar as garotas românticas mais adultas e sensualizantes – Petit destaca que o jasmim traz uma nota mais carnal, sensual, como as flores brancas no geral, e isso é extremamente sensual, ativador de feromônios. Quanto mais toque oriental tiver, mais luxuosa; quanto mais chypre, mais poderosa.


A Sedutora divertida: Curte uma rosa, mas não qualquer uma, mas a rosa mais frutada, com "um lado ácido que a deixa divertida". Aí, entra em ação a combinação com a família olfativa oriental: "de modo geral, os perfumes orientais remetem a luxo, riqueza, são mais calorosos por conta de suas notas de especiarias quentes, do adocicado da baunilha ou da fava tonka. Mas tudo depende de como são combinados.



A Sedutora luxuosa arrasa quarteirão: A rosa mais clássica, poderosa ou o jasmim sexy com oriental e um toque gourmand tipo uma baunilha mais doce, um chocolate, uma geléia são algumas de suas combinações preferidas.



A Poderosa ostentação: Seu amor é pelo chypre, uma família olfativa bem amadeirada marcada pelo patchouli, mas não sozinho, e sim potencializado pelo rastro do oriental ou do gourmand. Gosta daquele adocicado bem marcado, mas com mistura de madeira, que passa mensagem de poder, riqueza. Sua versão masculina seria a do rei do camarote.


A Esportista: Sabe aquele cheiro de mar, de mistura de suor e sal marinho? Essa é a base das notas aquáticas, famosas na década de 80 e 100% sintéticas. Elas remetem a natureza, mas a natureza da água, de quem busca esse frescor do banho tomado depois daquela suadeira na bike, na academia, na natação...



A Fashionista: Amadeirados mais imponentes associados à ideia da elegância da alfaiataria masculina, do homem de negócios, tendem a atrair as fashionistas, sempre conectadas com as tendências mais vanguardistas – e na perfumaria feminina, essa é uma delas, destaca Petit. Talvez uma exigência de igualdade de direitos também na seara olfativa? Mas não é só isso. A fashionista gosta da madeira mais complexa, acompanhada de um toque almiscarado de segunda pele, uma especiaria mais fria (cardamomo, por exemplo) que lembre coquetéis em copos bonitos. Notas aromáticas de temperos como sálvia, manjericão e alecrim trazem uma aura de escapismo e de um fator inesperado.


A Minimalista: Quanto mais fresco, mais intimista e sutil. Você adora notas cítricas, que podem ser combinadas com as aromáticas (que prolongam o frescor e trazem escapismo) e um toque de frutas mais tropicais. Gosta que os cheiros se misturem ao da pele e sejam perceptíveis só para você.

Pequenas diferenças

Quando falamos em Nota nos referimos a um cheiro vindo de uma única matéria prima, como a rosa ou o limão. Quando você ler ou ouvir falar sobre Acorde entenda que é uma combinação de notas, como por exemplo, o acorde chypre, que combina bergamota, rosa e jasmim, patchouli, musgo de carvalho e labdano.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE