Você também ama o blush da Rose INC? Mimi Lu é a mente por trás da sua fórmula!
Conversamos com a VP de Desenvolvimento de Produtos da marca fundada por Rosie Huntington-Whiteley e que está fazendo o maior sucesso no Brasil.
Durante toda a sua carreira, Mimi Lu trabalhou na indústria da beleza. Ela começou na L’Oréal antes mesmo de se formar em engenharia química pela celebrada faculdade Cornell, nos Estados Unidos, onde nasceu. Neste seu primeiro emprego, ela já trabalhava com pesquisa e desenvolvimento de cosméticos de diversos setores: maquiagem, cabelo, skincare, entre outros. Depois disso, ela ainda passou pela Juice Beauty – especializada em beleza limpa – e trabalhou com Gwyneth Paltrow durante a collab da atriz com a marca em questão. Na Amyris, empresa de biotecnologia que está por trás não só da Rose INC, mas também da Biossance e da Costa Brazil, ela está há cinco anos. “Fiquei muito feliz quando veio o convite da Caroline Hadfield, a CEO da Rose INC, para trabalhar na marca”, diz em entrevista à ELLE Brasil.
Desde que chegou no país, a Rose INC tem emplacado hit atrás de hit. O Tinted Serum (R$ 299) – um híbrido entre sérum hidratante, primer e base ultrafina e delicada – é um dos produtos mais desejados entre as aficionadas por beleza. Mais popular ainda é o blush cremoso da marca: o Cream Blush para as bochechas e lábios (R$ 239) é flexível, tem acabamento natural e viçoso e está disponível em uma paleta de cores estratégica que funciona em todos os tons de pele. Abaixo, descubra como cada um desses itens foi concebido: da ideia à produção!
A Rose INC chegou com tudo no Brasil. O Tinted Serum e o Cream Blush, por exemplo, já são os favoritos de várias influenciadoras de beauté nacionais. Você pode falar um pouco sobre o desenvolvimento desses produtos?
Fico tão feliz em saber! São dois dos meus favoritos também – uso ambos todos os dias. Desde o começo, no caso do blush, por exemplo, queríamos que ele fosse multifuncional. Passamos por muitos e muitos testes com a Rosie (modelo britânica fundadora da marca) até conseguirmos chegar na versão com a luminosidade e a pigmentação corretas. Acho que o ponto positivo mais forte desse produto é a combinação de uma alta pigmentação com a facilidade de esfumar. Sobre o Tinted Serum, ele é a versão mais verdadeira do que se fala sobre o mix de skincare com maquiagem. Amo ver a reação das pessoas depois de aplicá-lo porque, ainda que a cobertura seja leve, a melhora do aspecto da pele é muito significativa. O desafio de criar 14 tons também não foi nada simples: principalmente quando pensamos nos subtons de cada pele. Mas, acho que, no final, conseguimos chegar a um resultado muito eficaz.
Quais foram as fórmulas mais difíceis de desenvolver?
Quando se fala em beleza limpa e em sustentabilidade, a gente já trabalha de antemão com um nível de dificuldade de desenvolvimento mais acentuado – principalmente quando temos a proposta (que, para nós, é um princípio) de fazer tudo isso sem deixar a eficácia de lado. A nossa máscara de cílios, em especial, foi bem complicada. Foram mais de 50 versões antes de batermos o martelo. Ainda assim, valeu muito a pena porque os resultados clínicos deste produto são surpreendentes: todos que testaram a máscara por 14 dias consecutivos notaram melhora no volume, comprimento e espessura dos pelos quando não estão usando nada sobre eles.
É muito difícil traduzir as ideias da Rosie para um produto na vida real? Como é esse processo e quanto tempo ele dura?
A Rosie é muito apaixonada por produtos e por inovação. Eu me lembro da primeira vez em que desenvolvemos algo juntas para a marca. A gente se encontrou no seu escritório em Los Angeles e ela trazia malas inteiras de produtos para testarmos. Passávamos o dia inteiro discutindo, selecionando as melhores características de cada um dos testes e pensando em uma maneira de combinar todas elas em um novo produto. Ela é muito detalhista: sabe muito bem o que gosta e o que não gosta. Ao mesmo tempo, é fundamental para ela que tudo da Rose INC seja fácil de usar, que todo mundo consiga usar, sabe? A Rosie se envolve em todos os passos do processo: das fórmulas às cores passando até pelas embalagens!
Na prática, como é integrar a sustentabilidade a todos os projetos de Rose INC? Como isso muda a sua rotina?
Para a gente, desde o começo, ficou muito claro que era importante levar esse conceito ao core da nossa marca. Ou seja, não é sobre completar uma lista de requisitos, sabe? A Rose INC é dirigida a partir da sustentabilidade. Isso implica em questões como o fato de termos uma relação de 2 mil ingredientes proibidos e o foco no esqualano e no hemi-esqualano que são saídas seguras para a saúde e para o meio-ambiente, por exemplo. Quando falamos de embalagem, nosso time precisa realmente expandir seus horizontes para manter o DNA escultural dos frascos de Rose INC com funcionalidade e sustentabilidade. É aí que entra a preocupação com os refiláveis e com a reciclagem.
Como a própria Rosie luta com a acne, as fórmulas da Rose INC são desenvolvidas sempre com isso em mente. Como garantir uma menor incidência de acne quando sabemos que maquiagem é um dos complicadores desse tipo de quadro?
Já no começo do projeto, a Rosie colocou isso como propósito da marca. Para além da questão da clean beauty, era fundamental que conseguíssemos desenvolver produtos seguros, não-tóxicos e não-comedogênicos. Essa é uma preocupação complexa porque, em geral, ingredientes limpos da perspectiva da ética e da sustentabilidade, às vezes são agentes obstrutores de poros (o óleo de coco é um exemplo). Nossa missão, portanto, é encontrar substâncias e adaptá-las para as nossas formulações pensando sempre nesse linear.
O que podemos esperar do futuro da Rose INC?
Temos muitas novidades em desenvolvimento! Estamos especialmente animados para uma nova série de produtos para os lábios que incluem um balm de tratamento com uma coloração intensa e impactante. O pulo do gato é que o seu acabamento será matificado! A paleta é linda e a fórmula superconfortável. Além disso, nosso portfólio de skincare vai aumentar ainda mais, se preparem!
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