Beleza

Espirito Bird: MiN New York

Chad Murawczyk é o nome por trás desta que é uma das marcas mais originais do mercado de fragrâncias. Suas criações estão à venda na Espirito Bird.

Foto: Thiago Bonilha para Espirito Bird
PUBLICIDADE

BRANDED CONTENT

"Eu sou um designer e não um perfumista", dispara Chad Murawczyk, a mente criativa por trás das fragrâncias da MiN New York. "Meu jeito de trabalhar é estabelecendo um sentimento e um tema. É parecido com o processo de um arquiteto ou de um diretor de cinema", explica. Parece que é exatamente esse distanciamento e essa perspectiva que estão por trás dos criativos mais relevantes do luxo contemporâneo. Raf Simons é designer industrial, não risca croquis no papel, faz colagens e trabalha junto a um time para criar as suas peças desejadas ao redor do globo. Virgil Abloh é arquiteto, mas é também estilista, DJ, empresário e, atualmente, dirige o masculino da Louis Vuitton. Murawczyk tem o mesmo quê desses outros designers: uma preocupação em contar histórias que transcendem o produto final e o transformam em uma experiência 360º. "Não começo nada que não tenha uma razão por trás. Me recuso a fazer algo só por fazer. Tudo que se cria deve ser criado por um motivo. É por isso que quando eu encontro um conceito olfativo que ainda não foi explorado, mal consigo dormir à noite. Eu vivo nessa batalha pela inovação", declar

min-new-york Os perfumes da MiN New York têm essa embalagem preta para evocar a cor mais usada pelos nova-iorquinhos.Foto: Thiago Bonilha para Espirito Bird

PUBLICIDADE
min-new-york


Murawczyk é um outsider no mundo da perfumaria e, ao invés de negar esse lugar, ele o celebra: "A imagem clássica de um perfumista é a de um francês ou a de um italiano. Eu sou de Nova York e aqui nós usamos preto o tempo todo", diz ao justificar o estilo clássico de suas embalagens noir. "Hoje, olhando em retrospecto, fico impressionado com o tempo demasiado que gastei pesquisando cada detalhe, mas não me arrependo nem um pouco." De fato, os frascos e garrafas impressionam. As versões em spray aerosol (para o corpo e cabelo) foram desenvolvidas para remontar a experiência dos grafiteiros nova-iorquinos pouco antes de pintarem os muros da cidade. O suporte é a pele, a cor é o perfume. "Para mim, fragrâncias são estados de espírito. São como um fio que nos une, uma conversa universal."

"Meu jeito de trabalhar é estabelecendo um sentimento e um tema. É parecido com o processo de um arquiteto ou de um diretor de cinema", Chad Murawczyk

Por isso, Old School Bench é um perfume que com notas de limão, gerânio, baunilha, cedro, rum e cacau entre outras que, juntas, aludem às memórias de um jovem artista rabiscando pela primeira vez em seu ateliê. Chef's Table, outra fragrância da casa, é um passeio por uma horta rica em ervas frescas na Itália. Stardust é a versão em perfume do que Murawczyk imagina que seja a experiência de uma viagem pelo espaço sideral. Plush traz o conforto e a sedução do toque aveludado em um buquê luxuoso de musk e ambergris… "Quero criar uma oportunidade para que as pessoas sejam mais felizes. Acho que todos precisamos disso. Hoje, mais do que em qualquer outro momento."

PUBLICIDADE

"Levou muitos anos para chegarmos onde estamos hoje. No entanto, tento, todos os dias, olhar para o meu trabalho como quem olha para uma folha em branco. Estou, o tempo todo, me comunicando com pessoas ao redor do mundo e, ainda assim, não sinto que estou trabalhando. Sinto que estou manifestando minha vida, minha energia, minha imaginação em invólucros físicos", descreve antes de lembrar de suas origens: "Sou filho de uma professora de escola pública e de um imigrante cubano que veio para os Estados Unidos sem nada. Poder trabalhar com o que amo é um orgulho." Para descobrir as criações de Murawczyk em sua própria pele, corra para a Espirito Bird, o marketplace de luxo que está trazendo para o Brasil as marcas de beleza mais interessantes do mercado global. Abaixo, conheça mais alguns perfumes da etiqueta na galeria e, aqui, saiba mais sobre eles.

Foto: Divulgação

Old School Bench (75ml), MiN New York, R$ 1,6 mil, na Espirito Bird

Uma memória escura de gravuras de jovens artistas na escola. Pontas de lápis, carvão no papel, quadros negros e carteiras antigas. Top: Limão, Bergamota e Raiz de Angélica Coração: Gerânio, Rum, Cacau e Cera de Madeira Base: Cedro, Baunilha, Patchouli e Vetiver.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE