Franja para cabelo longo: 6 opções para modernizar o visual
Lateral, desfiada, cacheada, formando um U invertido… Especialistas dão dicas de franja para cabelo longo com charme e personalidade.
Não tem erro. Para adicionar bossa ao seu cabelo longo, nada melhor que uma boa franja. Tanto para impacto master, como a franja grossa em U ao contrário – ostentada por Rita Lee nos anos 1960 –, quanto para criar um movimento suave e conexão com as outras camadas – como a clássica franja lateral, hit especialmente nos anos 2000.
“A franja dá um toque moderno ao look. E também pode vir com uma pegada mais jovem ou, dependendo do estilo, até mais séria”, comenta Daniel Lacerda, sócio do salão Cab. “Mas, para mim, o mais interessante é que a franja, independente do tamanho, desenha bem o rosto, criando uma moldura”.
Cássia dos Anjos, cabeleireira do salão Cubo, faz coro. “Amo franjas no geral, da mais moderna à mais discreta. Elas ajudam a trazer mais jovialidade, movimento e enquadramento ao rosto, cada uma no seu estilo”. Para quem está apegada ao cabelo longo, é um ótimo jeito de atualizar o visual sem abrir mão do comprimento.
O segredo para encontrar a melhor franja para você? Fazer com um profissional de sua confiança, indica Daniel. “Alguém que você sabe que vai executar bem, com harmonia”. O expert é a favor que os fios compridos e a franja se comuniquem por meio de um repicado. “Se ficar duas coisas separadas demais, causa uma estranheza”.
6 opções de franja para cabelo longo
A seguir, Daniel e Cássia destacam os estilos mais quentes do momento.
Cortininha Butterfly
“Essa atualmente é a minha eleita. Uma supertendência que fica bem em todo mundo”, destaca Daniel. Mais curta no meio e mais longa dos lados, essa franja costuma acompanhar o hypado corte Butterfly. “Ela cria uma cortininha que emoldura o rosto e ainda acompanha o repicado do cabelo do meio para as pontas”, explica.
Cortininha 70’s
Para quem curte um visual mais retrô, a cortininha com pegada anos 1970 é uma ótima pedida. A diferença é que ela quase não fica sobre a testa e tem bastante volume nas laterais.
“A maior referência atualmente é a blogueira sueca Matilda Djerf. Todo mundo quer o cabelo igual ao dela. Uma Farrah Fawcett atualizada”, diz Daniel. Cássia corrobora. “Enquadra perfeitamente os olhos e o rosto. É a mais pedida do momento“, aponta.
Cacheada frontal
Foi-se o tempo em que a condição para uma cacheada ter franja era alisar a parte da frente do cabelo. Cássia garante que as franjas cheias de onda e volume seguem firmes e fortes, principalmente na altura da sobrancelha. “De dez clientes com o cabelo cacheado ou ondulado, nove mostram a Natasha Lyonne na série Boneca Russa como referência”.
Rocker 60s
São muitos os elementos do rock anos 1960 que se tornaram clássicos da moda e da beleza – e a franja da época é um deles. “Mais arredondada na frente, ela tem o formato de um U ao contrário e para na metade do rosto. É o estilo que a Rita Lee usava na juventude”, explica Daniel. “O cabelo comprido fica maravilhoso com ela”.
Desfiada
O diferencial aqui são as tesouradas que criam um repicado trazendo textura para a franja. “É ultradescontraída e vai superbem com as finalizações mais naturais do dia a dia”, comenta Cássia. “De uma forma geral, o corte fica com mais movimento”, diz.
“Eu gosto quando o cabelo é bem repicado desde cima e a franja vem junto, um pouco mais curta. Sinto que as meninas mais modernas estã enjoando da franja mais comprida e entrando nessa onda”, comenta Daniel.
Side bangs
“Hit nos anos 2000, é a eterna queridinha de quem gosta de jogar o cabelo mais para o lado”, destaca Cássia. Com seu movimento fluido, é ótima para conectar camadas. E ainda tem o diferencial de demandar pouca manutenção e ser fácil de deixar crescer quando cansar, já que é mais comprida.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes