Guia completo de cuidados para o cabelo cacheado
Foco na hidratação! Esse é um dos pontos principais para ter cachos lindos e saudáveis. Especialistas ensinam a cuidar do seu cabelo do banho ao dia seguinte.
Poucas coisas são tão transformadoras no visual quanto o cabelo. E não são só a cor e o corte que causam impacto: a textura também. O que inclui, além da genética, a forma como cuidamos dos nossos fios, principalmente quando estamos falando de cabelo cacheado.
“Como as voltinhas atrapalham a oleosidade da raiz a chegar até as pontas, são fios mais delicados. Então é preciso ter atenção da lavagem até a uma possível química”, explica a cabeleireira Sarah de Marcos Veiga, do Salão Cubo.
Entre combinações de tamanhos de curvatura e de espessura, são diversas as possibilidades de cabelo cacheado. Segundo a dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em medicina capilar, quanto mais achatada a curva ou “quanto mais crespos os cachos”, mais frágil e propenso a quebras eles são.
Já a espessura costuma ter a ver com definição: quanto mais grossos, mais soltos. “Isso pode influenciar nas técnicas de modelagem e definição de cachos utilizadas”, comenta a dermatologista.
A seguir, especialistas em cachos dão os caminhos para você cuidar do seu cabelo corretamente e conquistar fios fortes e saudáveis:
Como lavar o cabelo cacheado
“O pré-xampu (ou pré-poo) é o pulo do gato para as cacheadas”, destaca Lilian. O objetivo é envelopar a haste capilar para protegê-la da ação alcalina da limpeza. “Pode usar um óleo natural, como o de karité, o de coco, a geleia de linhaça e o azeite de oliva, ou uma máscara hidratante”, orienta.
Aplique no cabelo seco, deslizando pelas mechas até as pontas. Depois, desembarace os fios antes de molhar. “A dica de ouro é: inicie pelas pontas e vá subindo gradativamente em direção a raiz, usando uma escova com cerdas flexíveis ou um pente de dentes largos”.
Depois é hora do xampu. Aplique no couro cabeludo com os fios já molhados e massageie com a ponta dos dedos. “É ali que ficam depositados o sebo, o suor, os fungos, os restos celulares…”, explica Lilian. Caso sinta necessidade, vale repetir a lavagem.
O comprimento, por sua vez, “tem só poluição, poeira, resíduos de passadas sucessivas da mão e empilhamento de cosméticos quando usados de maneira exagerada”. Segundo a dermatologista, a espuma da lavagem já é o suficiente. Deixe escorrer sem esfregar muito. Esse cuidado é importante para não ressecar ainda mais os fios.
Outra dica é apostar em produtos com baixo ou nenhum teor de sulfato, que são menos agressivos. Nessa mesma linha, a cabeleireira Daísi Fernandes, do salão Vizu Hair Club, costuma indicar os que são liberados para low e no poo, “porque não têm silicones insolúveis e o surfactante (que tem a capacidade de unir água e óleo) é mais suave”.
Como hidratar o cabelo cacheado
Lilian destaca: “Os cachos precisam de hidratação constante!”. Então é bom ter esse cuidado já na escolha do condicionador. A dermatologista indica investir nos que contém D-pantenol, ceramidas e óleos vegetais. “Deixe agir pelo tempo recomendado no rótulo e enxágue bem. Nada de deixar um restinho nos fios, afinal, eles foram feitos para serem enxaguados”, frisa.
“Gosto de indicar a máscara hidratante já no banho. Hoje em dia tem algumas com 3 a 5 minutos de ação, assim fica mais prático tratar toda vez que lavar”, indica Daísi, principalmente para quem tem mechas, cabelo tingido ou mais ressecado por outros motivos. “Só cuidado com a quantidade de produto. Muitas pessoas acham que para ter definição precisa exagerar, mas isso também pode ressecar”.
A modelo Liya Kebede posando para a ELLE Brasil Pamela Hanson
Caso não sinta necessidade de uma hidratação mais densa toda sempre que levar, é importante que ela aconteça pelo menos uma vez na semana. “Gosto muito das máscaras, mas aquelas ampolas de aminoácidos são ainda melhores”, diz Lilian.
“Produtos ricos em óleos e manteigas vegetais, como a de karité, são mais indicados porque ajudam a segurar mais a água no cabelo”, diz Daísi, fazendo coro sobre a importância da nutrição atrelada à hidratação. Já quem tem alguma química nas madeixas, não pode se esquecer da reconstrução uma ou duas vezes por mês para recuperar os fios quebradiços.
Como cuidar dos cachos saindo do banho
Jamais esfregue ou friccione os cachos com a toalha, pois isso danifica e causa muito frizz, salienta Lilian. “Em vez disso, aperte suavemente o cabelo com uma toalha mais fina ou de microfibra para que ela absorva o excesso de água”.
Depois, é bom passar um leave-in “para pentear, para que o cacho se forme mais bonito e não fique exposto à poluição, umidade e outros fatores que influenciam no aspecto que o cabelo vai ter ao longo do dia”, pontua Sarah.
O que geralmente funciona melhor é usar um creme para pentear e uma gelatina para definir, diz a cabeleireira. “Aplique nos fios bem molhados porque a água ajuda o leave-in a ficar bem distribuído”.
Para pentear, Lilian orienta dividir o cabelo em duas metades e começar a desembaraçar com os dedos ou com um pente de dentes largos. Se preferir uma escova, opte pelas de cerdas macias, como as naturais ou as de nylon flexível.
“Tem que começar das pontas e ir subindo em direção à raiz. Você não imagina o tanto de quebra que esse simples hábito pode evitar”, diz a dermatologista. “Se porventura surgir um pequeno nó, não caia na tentação de destruí-lo com a força da escova. Desmanche com os dedos fio por fio”, ensina.
Como secar os cachos
Deixar o cabelo secar naturalmente costuma ser o melhor para a saúde dos fios. Porém, se o uso do secador for feito com moderação, os danos são menores, diz Lilian. “O bom e velho difusor acoplado ao secador ajuda a distribuir o ar de forma mais suave e ampla, reduzindo o impacto direto do calor nos cachos”.
Deixar o cabelo secar naturalmente é a melhor opção para não machucar os fios do cabelo cacheado. Pamela Hanson
“Difusor, temperatura e potência mínimas do secador. Tudo bem devagarinho”, ensina Sarah. “Demora mais, mas é o melhor jeito, assim o cacho não fica frizado, esturricado, quente. Coloca um pouquinho, tira, um pouquinho, tira”.
Como cuidar dos cachos quando não vai lavar
Nada de lavar o cabelo no dia seguinte só para reativar os cachos. “A ação adstringente do xampu não compensa”, explica Lilian. A dica da dermatologista para recuperar a definição é borrifar água ou spray revitalizante e amassar suavemente os fios debaixo para cima.
Daísi gosta de diluir um pouco do creme de pentear e borrifar nas partes que bagunçaram mais ou então passar a mistura com as mãos nas mechas que precisam de atenção. “Não precisa fazer no cabelo inteiro”, orienta.
Dormir com uma fronha de cetim ajuda a reduzir esse trabalho, já que diminui a fricção durante a noite e, consequentemente, o ressecamento e o frizz. “Também indico usar elásticos um pouco mais frouxos, de preferência revestidos de cetim. Não é uma regra, mas são recomendações que quem experimenta curte”, sugere Daísi.
Por fim, Lílian aconselha a não ficar passando a mão com frequência no cabelo ao longo do dia para evitar que os cachos se desfaçam. “E nos dias que os fios tiverem com vida própria e isso te incomodar, vale deixar um antifrizz na bolsa, como séruns ou sprays, para ajudar a controlar o volume e manter os cabelos alhinhados”.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes