Beleza

Guia de hidratação para cabelos: as melhores máscaras para fios ressecados

Frizz, falta de brilho, pontas duplas, dificuldade para pentear e fragilidade são sinais de que seu cabelo perdeu água demais e está precisando de cuidados. Saiba quais cremes capilares usar para recuperar o brilho e a maciez.

Foto: Anna Efetova / Getty Images
PUBLICIDADE

Hidratação. Esse hábito tão importante para o bom do funcionamento do nosso organismo e para a saúde da nossa pele é também fundamental para os nossos cabelos. Como a perda a perda de água para o ambiente é um processo natural dos fios, que acabam ficando frágeis e opacos quando estão ressecados, o uso de máscaras que atuam na sua reposição deve ser parte do cronograma capilar de todos.

Cabelos hidratados também absorvem melhor nutrientes e outros tratamentos, ressalta Ana Carina Junqueira, tricologista à frente do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Medicina Capilar (IBEMC). Quanto a frequência, isso vai depender de pessoa para pessoa. "Fios crespos ou que sofreram danos químicos, como descoloração e alisamentos, no geral, precisam de máscara duas vezes por semana", orienta a especialista. Após um tempo nessa rotina, pode ser que a necessidade de repor a água diminua, com aplicações semanais bastando.

"Nos considerados mistos, 1 vez por semana é o suficiente. Já nos oleosos, os cremes devem ser usadas somente a cada 2 ou 3 semanas", complementa Ana Lúcia Junqueira, tricologista que também atua no IBEMC. Apesar da regra geral, é fácil perceber quando o seu cabelo está precisando de mais hidratação – o aumento de frizz, a facilidade para embolar e a falta de brilho são alguns dos indícios. Sempre que sentir necessidade, amplie ou reduza o intervalo entre as aplicações.

PUBLICIDADE

As máscaras devem ser utilizadas sempre nos fios limpos, após o uso do xampu. "É quando as cutículas estarão mais abertas e haverá uma maior penetração do produto", orienta Ana Carina. O tempo de ação vai depender do indicado na embalagem, que costuma variar entre 3 e 5 minutos, já que a fórmula foi desenvolvida para agir naquele período. "Ao contrário do que se imagina, deixar por uma hora ou mais não resultará em um cabelo mais hidratado, e pior: ele pode acabar ficando com o aspecto pesado", alerta Ana Lúcia.

Não existe uma máscara focada 100% em hidratação. Tem sempre um tratamento extra atrelado, como nutrição (que devolve vitaminas e aminoácidos essências para a saúde dos fios), reconstrução (que repõe proteínas e massa capilar) e outros cuidados específicos para certos tipos de cabelo. Abaixo, uma lista com algumas das melhores opções no mercado:

 Oil Reflections - Wella Professionals

Oil Reflections - Wella Professionals

Divulgação

Nutre e hidrata profundamente, recuperando o brilho e a maciez com força total. Contém óleo de semente de camélia para selagem e cicatrização do fio e extrato de chá branco, antioxidante natural. A fragrância é bem gostosa e adocicada.

Moisturizing Treatment - Keune

Moisturizing Treatment - Keune

Divulgação

Uma fórmula intensa que combina óleo de argan com ylang-ylang para uma hidratação máxima e adeus à porosidade. Indicada especialmente para quem tem o couro cabeludo ressecado, contém palmarosa, que estimula a produção natural de óleo. Seu aroma floral relaxante enriquece o momento da aplicação.

Máscara Hidratação - Pantene

M\u00e1scara Hidrata\u00e7\u00e3o - Pantene

Divulgação

Com glicerina, azeite de coco e exclusiva fórmula vitamina pro-V, é a famosa acessível com eficácia. Excelente para quem busca uma máscara mais levinha para usar com mais frequência.

Hidratação Intensa - Moroccanoil  

Hidrata\u00e7\u00e3o Intensa - Moroccanoil

Divulgação

Tratamento poderoso para cabelos danificados, tem como ativo principal o óleo de argan. Melhora a textura, a elasticidade, devolve a sedosidade e protege os fios contra agressões externas instantaneamente.

Blond Absolu Cicaextreme - Kérastase

M\u00e1scara K\u00e9rastase Blond Absolu Masque Cicaextreme 200ml

Divulgação

Desenvolvida especialmente para quem tem luzes, traz o pacote completo: hidrata, fortalece e recupera a fibra danificada. Com ácido hialurônico e óleo de Edelweiss, é perfeito para ser usado nas semanas após a descoloração.

Máscara S.O.S Ultra Cachos - Salon Line

Tratamento poderoso para as cacheadas exibirem seus cabelos sedosos por aí. Tem d-pantenol e azeite de oliva na formulação para hidratação profunda e curvas mais fortes.

All Soft Heavy Cream - Redken

All Soft Heavy Cream - Redken

Divulgação

Cria um escudo que protege a superfície do fio dos dados externos e evitando a perda de água. Rico em queratina, repara as áreas danificadas, além de nutrir e amaciar o cabelo graças ao óleo de argan.

Be(M)dita Ghee Banana - Lola Cosmetics

Be(M)dita Ghee Banana - Lola Cosmetics

Divulgação

Descrita como manteiga vegana de frutas e vegetais à base de água de coco, é uma máscara densa com ativos vegetais de banana, aloe vera, óleo de jojoba e alga riquíssima em proteínas. Maciez e brilho garantidos.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE