O outubro solidário de Marcos Proença
Com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o câncer de mama, o cabeleireiro organiza uma série de ativações em seus salões e na internet.
Poucos nomes da beleza são tão populares quanto o de Marcos Proença. Quando o assunto é cabelo, não existem dúvidas de que ele é um dos grandes experts. O hairstylist, que começou no mercado aos 14 anos em um salão de garagem, já trabalhou com dezenas de estrelas globais, fez o cabelo de nomes como Gisele Bündchen e Naomi Campbell, desenvolveu mais de 100 produtos com a Eudora e fez a beleza de mais de 10 mil noivas. Há mais de uma década está à frente de dois salões em São Paulo que levam seu nome, onde atende diversas artistas e influenciadoras.
Há quem diga que Marcos Proença já fez de tudo, mas ele ainda queria se dedicar a outros tipos de projeto. “Comecei a trabalhar em uma garagem porque precisava ajudar minha família. Mas, com o passar dos anos, percebi que, além de me realizar fazendo o que amo, eu tinha um propósito maior: o de cuidar e ajudar as pessoas a se conectarem com elas mesmas. Os projetos sociais têm me afetado muito”, conta Proença em entrevista à ELLE. Uma das causas com as quais teve mais contato foi a do câncer de mama. “Doar para ajudar mulheres de baixa renda no diagnóstico e tratamento foi uma forma que encontrei de retribuir”, compartilha.
“Com o passar dos anos, percebi que, além de me realizar fazendo o que amo, eu tinha um propósito maior: o de cuidar e ajudar as pessoas a se conectarem com elas mesmas”, Marcos Proença, cabeleireiro.
Assim, nasceu em 2020 o Outubro Solidário, um projeto em parceria com o Instituto Protea. “Todo ano, no mês de outubro, eu recebo muitos presentes de amigos e clientes por conta do meu aniversário e dos salões. No ano passado, como estávamos em um momento muito difícil por conta da pandemia, pedi que, ao invés de me presentearem, eles fizessem uma doação para o Instituto”, relembra Proença. A ação conseguiu arrecadar mais de R$ 62 mil, usado para custear o tratamento completo de duas mulheres, com cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia, além de bancar 243 exames de diagnóstico para mulheres de baixa renda.
Com o sucesso dessa primeira ação, a parceria se repete mais uma vez este ano, com o objetivo de aumentar em 30% o valor da arrecadação. “Nossa expectativa é grande! Fizemos diversas ativações para arrecadar mais doações. Criamos uma vaquinha online e colocamos maquininhas do Protea em nossas unidades para doações presenciais”, conta. Além das doações individuais em dinheiro, o projeto inclui arrecadar cabelos, serviços e produtos. Em troca, os doadores poderão receber incentivos como tratamento capilar no salão e presentes de marcas parceiras.
Para contribuir e saber mais sobre o Outubro Solidário, acesse o site e acompanhe o Marcos Proença nas redes sociais.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes