140 anos de Chanel: O legado de Gabrielle na beleza

Em celebração ao aniversário da histórica couturier francesa, selecionamos seus momentos mais icônicos de beauté.


A beleza de Coco Chanel
Man Ray / Divulgação



“Se você está triste, se está decepcionada com o amor, maquie-se, faça um tratamento de beleza, passe batom e ataque”. Essa é uma das frases mais citadas de Gabrielle Chanel e ela diz muito sobre como a estilista enxergava a beleza. Ainda que suas contribuições para a moda sejam imensuráveis, a ousadia com a qual se maquiava ou arrumava o próprio cabelo marcaram para sempre o universo de beauté. 

Entre alguns dos visuais mais marcantes que levam a assinatura da estilista, por exemplo, está, é claro, o icônico cabelo chanel – o corte reto, bem curtinho, que virou febre absoluta nos anos 1920 e seguiu em alta até boa parte da década seguinte. Usar os cortados, naquele primeiro momento, não era algo bem visto – era como se uma mulher estivesse cometendo o crime de negar a sua feminilidade. Chanel não tinha medo disso e nada tinha a provar para ninguém. Cortou os cabelos, revolucionou o olhar: literalmente, inventou moda na beleza.

E, se você hoje curte aquele visual de verão com a pele dourada de sol, se hoje você também ama finalizar a maquiagem com um bom bronzer, isso também, em alguma medida, está entrelaçado com as aventuras de Chanel. Isso porque, quando ela estava começando a sua carreira, o bronzeado era um elemento associado à classe trabalhadora, que era obrigada a ficar no sol durante o expediente. Gabrielle ficou encantada com a imagem e, sem pestanejar, aderiu ao hábito de estatelar-se no sol de Deauville. Foi só depois disso que a moda pegou entre a elite e virou sinônimo de verões bem vividos.

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Para fechar, impossível não falar do histórico Chanel nº5. O perfume assinado pelo russo Ernest Beaux ia na contramão dos florais estrelados do período. Por ter vivido em um orfanato/convento durante a sua infância, o cheiro de nostalgia não era quente ou aconchegante. Era limpo, gelado, austero – e foi isso que inspirou Beaux a colocar no coração do nº5 as tais notas aldeídicas, que simulavam esse sentimento. 

Tudo isso para dizer que a contribuição de Chanel para a história da beleza não é pequena. Comemorando os 100 anos da fundadora da marca, abaixo, revisitamos os hits mais fortes da marca de cosméticos da maison. Confira e escolha o seu!

Os produtos de beleza mais icônicos da Chanel

La Crème Main, R$ 390

Produto de beleza da Chanel

Se você acompanha qualquer influenciadora de beleza nas redes sociais, com certeza já viu o La Crème Main, o creme de mãos da Chanel, em alguma foto. Ele ficou famoso principalmente por conta de sua embalagem – por ter um formato oval, diferente do que até então era visto na categoria, ele acabou se tornando mais um acessório de moda do que apenas um simples produto de beleza para hidratar as mãos. Ainda assim, sua fórmula, feita com uma mistura de cera de rosa e íris pálida, é bastante poderosa. 

Soleil Tan de Chanel, R$ 425

Produto de beleza da Chanel

Dado o amor de Chanel pelo bronzeado perfeito, não é de se estranhar que um dos produtos mais vendidos da marca seja um bronzer. O produto virou hit nas redes sociais por dar instantaneamente à pele uma cor supernatural, como se você de fato tivesse passado o dia todo na praia. Ele ainda possui pigmentos que refletem a luz e garantem uma luminosidade suave. Um dos truques dos experts de beauté é usar o produto antes de uma base de acabamento leve. 

Le Vernis, R$ 250

Produto de beleza da Chanel

Nos anos 2000, todo mundo queria ter um esmalte da Chanel. O frisson em cima das cores lançadas pela etiqueta, tão diferentes do que já estava disponível no mercado, fez com que marcas menores corressem para reproduzir os tons. Entre as cores mais famosas estão o Rouge Noir (vinho escuro usado tanto pela personagem de Uma Thurman em Pulp Fiction [1995], como por Madonna no videoclipe de “Take a Bow”, de 1994) e o Jade (verde menta da coleção de verão 2010 que ganhou fama nas mãos de Lily Allen, que cantou no desfile). 

Chance Eau de Toilette, R$ 1.160

Produto de beleza da Chanel

Chance Eau de Toilette foi criada por Jacques Polge (nariz responsável por todas as fragrâncias da maison de 1978 até 2013 – período que inclui o lançamento dos icônicos Coco Mademoiselle e Bleu de Chanel) e lançada em setembro de 2002. É um perfume chipre floral que tem como notas principais a pimenta rosa, o jasmim, a iris, o patchouli, o musk e a baunilha. Na época, ele ganhou destaque por ser muito diferente dos outros produtos do portfólio da marca: ao invés da embalagem retangular tradicional, ele vem em formato circular. As outras versões que seguiram a primeira, como a Eau Tendre e a Eau Fraiche, ainda eram coloridas, se afastando dos tons neutros clássicos da perfumaria da etiqueta. 

Les Beiges Water-Fresh Complexion Touch, R$ 510

Produto de beleza da Chanel

Com uma fórmula inovadora, com textura leve em gel e acabamento levíssimo, o corretivo movimentou recentemente o mercado de beauté – inclusive fizemos o teste na época do seu lançamento. Ele é composto de aproximadamente 60% de água e pigmentos ultraconcentrados em microgotículas que se quebram apenas na hora da aplicação, garantindo uma cobertura natural invisível. Depois do sucesso do produto, outras marcas correram para lançar suas versões. A própria Chanel já conta com outros itens com a tecnologia, como o blush e o tint.

Baume Essentiel, R$ 355

Produto de beleza da Chanel

Esse stick multifuncional resume bem o estilo de maquiagem da Chanel: natural, prática e luxuosa. Ele é um bálsamo hidratante que, ao ser aplicado no rosto, reflete a luz e deixa o visual mais radiante. Pode ser usado como balm labial, blush, iluminador e sombra, aplicado diretamente na pele e espalhado com os dedos. É um dos produtos queridinhos da nossa equipe de beauté.  

Sublimage L’Extrait de Nuit, R$ 5.850

Produto de beleza da Chanel

Este é um dos produtos mais luxuosos do portfólio de beleza da Chanel e não é à toa. Ele é um sérum noturno baseado na cronobiologia, tecnologia que ajuda a reconectar a pele às suas funções regeneradoras naturais. Sua fórmula contém 90,5% de ingredientes de origem natural e tem como destaque o complexo de elixires de vanilla planifolia fermentada e néroli – combinação que ajuda a dar firmeza, diminuir linhas de expressão e iluminar a pele. 

 

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