Ariana Grande

PUBLICIDADE

Você já deve ter se acostumado a associar o rabo de cavalo altíssimo à Ariana Grande. Não tem como negar que a cantora fez do penteado no topo da cabeça uma marca registrada de sua estética. A real, no entanto, é que esse é um estilo clássico, que data de muito antes da estadunidense nascer. "A posição dele, lá em cima, vem dos coques da década de 1960, quando as mulheres usavam esse cabelo para levantar o rosto e o olhar", explica o cabeleireiro Ricardo Rodrigues. "A tendência dos diversos tipos de rabo, contudo, vem dos anos 1990, era que inspira Ariana Grande", completa Evandro Ângelo, do salão C.Kamura.

Antes da estrela pop, outras mulheres eternizaram o look em momentos icônicos: pense em Madonna na turnê Blonde Ambition de corset Jean Paul Gaultier e seu rabo alto platinado. Kim Kardashian também entra na dança. Entre o red carpet e cliques de paparazzi pelas ruas de Los Angeles (de quando ainda era possível passear por aí), a empresária e influencer não raro aparece com um rabo de cavalo mais alto. Aqui no Brasil, são as cantoras Anitta e Pabllo Vittar que dão seus pivôs com os cabelos presos, esticados e, por vezes, até enfeitados com trancinhas.

PUBLICIDADE

"O rabo de cabelo é uma forma de fazer um penteado chic de maneira descomplicada e rápida. Quando é bem alto, acaba sendo mais elegante, dando uma cara de super arrumado – principalmente o da Ariana, que nunca é um cabelo bagunçado", comenta Rodrigues. Para quem não tem os fios longos, o jeito de criar esse visual é usando um aplique. "Geralmente, o aplique de rabo de cavalo é um aplique pronto e muito mais fácil de aplicar. Ele pode ser de muitos tamanhos e texturas – a única dica é que ele seja de boa qualidade, de preferência, feito a partir de cabelo humano de verdade", explica Daniel Lacerda, do salão Cab Tudo.

"A posição dele, lá em cima, vem dos coques da década de 1960, quando as mulheres usavam esse cabelo para levantar o rosto e o olhar", Evandro Ângelo, cabeleireiro.

Apesar de ser simples, há maneiras de deixar o penteado mais polido ao recriá-lo em casa. Ricardo Rodrigues dá a dica: "Primeiro, separe uma parte triangular no topo da cabeça e, com os fios da nuca e dos lados do cabelo, prenda um rabo bem apertado. Depois, você junta a parte de cima e enrola outro elástico, mais soltinho". O acabamento varia de acordo com sua preferência. "Para deixar o rabo mais polido, separe uma mecha, passe uma chapinha e enrole em volta do elástico, prendendo com um grampo", ensina Evandro Ângelo. Na hora de decidir a textura, solte a criatividade! Vale lisa, cacheada, frisada… Outros detalhes que podem tirar o penteado do lugar comum são as riscas laterais ou no meio da cabeça. Uma franja também ajuda nesse sentido. Aliás, ela pode ser fake, feita com o próprio comprimento do cabelo! Qual versão é a sua?

PUBLICIDADE





Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE