Os melhores momentos de beleza da alta costura
A temporada de verão 2023 trouxe maquiagens ousadas e penteados elaborados. Inspire-se!
Tradicionalmente, poucas ocasiões entregam tanta inspiração de beleza quanto a semana de alta costura. Nas últimas temporadas, porém, os looks minimalistas, com pouquíssima informação de maquiagem e cabelos que se repetiam exaustivamente entre os desfiles (alô, acabamento molhado!), dominaram. Então, para o verão 2023, quando as modelos cruzaram as passarelas pintadas de dourado em Schiaparelli, ou com visuais inspirados em Josephine Baker na Dior, todos nós suspiramos. Não poderíamos, então, deixar de fazer uma seleção destes momentos mais marcantes para nos mantermos inspirados por mais uma temporada.
Gold rush
Já faz um tempo que os metalizados estão pipocando pelas passarelas internacionais. Na Schiaparelli, porém, a tendência tomou outras proporções – literalmente. Algumas modelos tiveram seus rostos inteiros pintados, enquanto outras apareceram com o busto todinho dourado. Ainda que este não seja um visual tão usável na “vida real” (a não ser que você queira arrasar no carnaval, claro), vale usá-lo de inspiração para ousar um pouquinho na maquiagem: aposte em um delineado metalizado bem bold, ou até uma boca todinha cromada.
La manière française
Josephine Baker foi a grande inspiração para os visuais criados pela Dior. A cantora, dançarina e ativista, considerada a primeira grande estrela negra das artes cênicas, era conhecida por seu visual característico do jazz dos anos 1920. Seu icônico cabelo glossy, com curvas e cachos colados na cabeça, foi incansavelmente copiado em todo o ocidente e, em 2023, atravessa as passarelas da maison francesa. Além das ondas tradicionais, vimos também uma releitura com tranças que faziam diferentes desenhos nas cabeças das modelos. Estamos obcecados!
Só na boca
Deixe as sombras, os delineadores e as máscaras de cílios de lado, faça uma pele bem levinha e escolha seu batom mais ousado: pronto, você já pode se sentir nas passarelas de Chanel e Valentino. Na primeira, a cor escolhida para a maioria das modelos foi um belíssimo coral cremoso bem vibrante. Na segunda, o destaque ficou para essa boca feita todinha com glitter prateado. Para copiar já!
Arte sobre cabelo
Uma coisa que a gente sempre ama ver nas passarelas são os penteados superelaborados que parecem verdadeiras esculturas. Em Giambattista Valli, os cabelos das modelos foram presos de forma que parecessem vários grandes laços, colocados um em cima do outro, criando diferentes formatos. Alguns ainda foram arrematados com flores. Belíssimos!
Superdelineado
Não é novidade alguma ver o delineado preto ganhando diferentes versões nas passarelas, mas isso não significa que não dê para impressionar. O criado para o desfile de Viktor & Rolf é simples, mas o cantinho externo exagerado, encontrando quase as sobrancelhas, fez com que ele se destacasse no visual. A linha d’água ainda ganha um lápis esfumadinho que arremata o look, que passeia pela trend rocker-emo-gótica que tem dominado as últimas temporadas. Vale testar o look também em outras cores!
Nas nuvens
Vamos combinar, sombra branca é difícil de ser aplicada de maneira uniforme e, teoricamente, não fica bem em quase ninguém. Então, quem é que escolhe usar um produto desses? Aparentemente, Giambattista Valli, que fez com que eu me arrependesse de sequer ter dito a primeira frase. A beleza criada para o desfile é quase etérea, mas sem apelar para os cintilantes. O esfumado branco, feito no canto interno dos olhos e abaixo das sobrancelhas, dá a sensação de que as modelos têm nuvens no rosto.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes