Conheça a Palma: nova marca de beleza sustentável de Giovanna Nader
Xampus e condicionadores sólidos são os primeiros produtos a serem lançados pela empresa, que vai reverter parte do lucro para causas de proteção ao cerrado
A apresentadora e consultora de moda sustentável Giovanna Nader acabou de lançar a Palma – uma marca de beleza sustentável que, em seu portfólio, até então, figuram xampus e condicionadores sólidos, sem água na formulação, veganos, biodegradáveis e com embalagens compostáveis.
Hoje (7.8), a Palma abre o seu e-commerce e, por lá, cada um dos itens à venda saem por R$ 49,90 – vale dizer que R$ 1 desse valor será revertido para a iniciativa de proteção do cerrado.
Background da Palma
Por mais que trabalhe com moda, criar uma marca de cosméticos sempre foi um sonho antigo de Giovanna, que, há cerca de 10 anos, chegou a ir para China para tentar importar algo do país. “Ainda bem que não deu certo, porque, pouco depois, a moda sustentável entrou na minha vida”.
A vontade de investir no mercado de beleza voltou à tona dois anos atrás, quando o irmão de Giovanna, Giulianno, propôs que eles fizessem algo juntos. “Acredito muito no mercado de beleza, principalmente no Brasil. Através da marca de cosméticos, decidi tangibilizar tudo de sustentabilidade que eu havia aprendido nos anos na comunicação”, explica.
Xampus e condicionadores da Palma têm ingredientes do cerrado e chegam em versões para cabelos oleosos, mistos e secos. Foto: Divulgação
DNA de marca
Decidiu investir, inicialmente, no desenvolvimento de xampus e condicionadores sólidos por entender que a hora do banho é um momento de prazer. “É um ritual meditativo e, quando falamos de xampu e condicionador sólidos, estamos falando de um novo hábito. Usá-los exige uma presença ativa, de passar aquele produto no couro cabeludo, depois pelo comprimento dos fios. Isso pode potencializar esse momento de meditação ativa, já que as pessoas terão a consciência de fazer algo para si ao mesmo tempo que ajudam o planeta”, explica Giovanna.
Estão disponíveis, inicialmente, produtos para cabelos secos, oleosos e mistos, desenvolvidos ao longo de dois anos. “Sou usuária de cosméticos sólidos, então sou bastante exigente. Foi um estudo minucioso de cada princípio ativo, cada ingrediente”, afirma.
A magia do cerrado
Para a formulação, Giovanna decidiu buscar inspiração em sua terra natal: o cerrado, bioma onde está localizada a cidade de Araguari, em Minas Gerais, onde a apresentadora nasceu e foi criada. “É a minha paixão. Acho linda a estética das arvorezinhas, as flores, e toda a sua biodiversidade”, explica.
Assim, foram usados ingredientes como o óleo de pequi, para garantir maciez aos fios; cabreúva, cujo efeito é de hidratação, reconstrução e brilhos; baru, que fortalece, recupera e deixa os fios sedosos; e pracaxi, que previne a queda. “Queria evidenciar esse bioma de todas as formas. O laboratório onde os produtos são desenvolvidos é da região, bem como toda a distribuição vai sair de lá”.
Giovanna quer que seus produtos proporcionem uma experiência de meditação ativa no banho. Foto: Divulgação
Porém, mais do que os motivos pessoais, o cerrado também se tornou o ponto de partida da Palma porque Giovanna queria retribuir e defender o lugar onde nasceu. “Sempre falei do meio ambiente como um todo. Sei que tudo é importante, mas veio uma vontade gigante de olhar para a minha aldeia. Se quero transformar o mundo, vamos começar pela minha aldeia”, diz a comunicadora.
Araguari tem mais de 150 cachoeiras catalogadas e poderia ser um polo de turismo ecológico. Giovanna viu, no entanto, a região sofrer com o desmatamento por conta do agronegócio. E as cachoeiras do território também perderam a força de suas águas por conta da instalação de hidrelétricas. “O cerrado é o bioma que vem mais sendo destruído, de maneira acelerada”.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no cerrado aumentou 25% entre agosto de 2021 e julho de 2022. Só neste período, mais de 10 mil quilômetros quadrados perderam sua vegetação natural. Especialistas dizem que estes números são alarmantes, visto que pelo menos 5% dos animais e plantas do planeta vivem no bioma. Ele também é considerado o “berço das águas”, uma vez que mais de 120 mil rios nascem na região.
Assim, a primeira causa apoiada pela Palma será o Rios Livres, programa da ONG Associação Angá, cujo objetivo é defender os rios do Triângulo Mineiro da intervenção de empreendimentos hidrelétricos – proteger a biodiversidade que depende desses rios, bem como mantê-los intactos para as gerações futuras.
“A Palma é uma marca que vem muito ativista, sem medo de ser ativista, sem ficar em cima do muro. Nasce com um propósito muito grande, uma causa. Vamos fazer o que for para defender o cerrado”, explica.
A ideia é que, no futuro, a marca tenha mais linhas de produtos para serem usados no banho. Outro objetivo da Palma é, segundo Giovanna, ser uma marca forte que cria novos hábitos e conquiste mais usuários de cosméticos naturais. “Quero que ela traga esse universo de beleza para um lugar mais humano. Que traga uma calmaria, um respeito, e mostrar que é possível da cuidar da gente e fazer algo pelo mundo”.
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