Afinal, quais os prós e contras do óleo de semente de abóbora para cabelos?

Saiba mais sobre o óleo de semente de abóbora para cabelos, que pode ajudar a combater a queda dos fios.


óleo de semente de abóbora para cabelos
Foto: Instagram/@manetane



Os vídeos sobre óleo de semente de abóbora para cabelos têm acumulado milhares de visualizações no TikTok, especialmente graças às propriedades que podem combater a queda dos fios. Mas, afinal, a substância funciona?

Prós do óleo de abóbora para cabelos

Extraído das sementes da abóbora, o óleo conta com vitaminas do complexo B, vitamina E, betacaroteno, ômega 3, ômega 6, ácidos graxos e minerais. Essa combinação pode apresentar ação antioxidante e antimicrobiana, e, assim, levar à proteção dos danos causados pelos radicais livres e à melhora da saúde do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios e reduzindo problemas como a caspa. 

O ingrediente também é fonte de hidratação e nutrição para as mechas, ajudando a combater a quebra, o ressecamento e o excesso de frizz. “Além disso, é capaz de auxiliar na inibição da enzima 5-alfarredutase. Dessa forma, ele pode ser usado como uma alternativa natural, caso haja uma contraindicação ao tratamento convencional, para a queda de cabelo, especialmente do tipo alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície”, explica a dermatologista Isabella Doche, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. 

óleo de semente de abóbora para cabelos: prós e contras

O óleo de semente de abóbora para ser usado para no tratamento para a queda de cabelo. Foto: Unsplash

Leia mais: A suplementação de colágeno realmente funciona?

Contras do óleo de abóbora para cabelos

A dermatologista Isabella Doche afirma que, em geral, o óleo de semente de abóbora não causa efeito colaterais caso seja usado de forma e em doses corretas. “No entanto, por se tratar de um óleo rico em caroteno e fitoestrogênios, ganho de peso e redução da pressão arterial podem ocorrer em indivíduos predispostos”, comenta.

O uso tópico em quantidades exageradas pode levar ao aumento da oleosidade e ao surgimento de caspa no couro cabeludo, e além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao óleo de semente de abóbora, o que pode causar irritação no couro cabeludo ou na pele. Por isso, é importante fazer um teste de alergia antes de usar qualquer novo produto capilar. Para isso, aplique-o somente em um ponto específico e observe durante os próximos dias o surgimento possíveis reações. 

óleo de semente de abóbora para cabelos: prós e contras

Foto: Instagram/@kierstennewtonphotography

LEIA TAMBÉM: COMO USAR ÓLEO CAPILAR DA MANEIRA CORRETA

Além disso, nem todas as pessoas experimentam os mesmos resultados com o óleo de semente de abóbora. Para casos mais sérios de alopecia androgenética, pode ser necessário complementar o uso com outro tipo de inibidor da enzima 5-alfarredutase, garantindo um resultado mais eficaz. 

Por conta disso, recomenda-se fazer o uso do ingrediente apenas com recomendação e acompanhamento médico. 

Como usar óleo de abóbora para cabelos

O uso do óleo de semente de abóbora para cabelos pode ser tópico ou por meio de suplementos alimentares em cápsula. 

Quando aplicado diretamente nos fios, ele pode funcionar para a finalização ou para o processo de umectação (que consiste em espalhar o óleo pelo comprimento e deixar agir por, pelo menos, duas horas — ou, se preferir, antes de dormir). 

“Mas como o óleo pode causar reações alérgicas ou irritação se aplicado diretamente no couro, além de poder aumentar a oleosidade e a caspa, o ideal é o seu uso na forma de cápsulas, na dose de 400mg/dia, ou então na forma de óleo, mas ingerida diretamente a partir do tempero de saladas ou nos vegetais”, finaliza a dermatologista.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA O PODER DO ÓLEO DE QUINOA

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes