delineado-invisivel

PUBLICIDADE

Tendências que dão efeito profissional na maquiagem e ainda são fáceis de fazer têm motivos suficientes para viralizar nas redes sociais. Foi o que aconteceu com o tutorial do delineado transparente criado pela makeup artist britânica May Tahmina Akhtar (@maytahmi), seguido de uma versão simplificada postada pela TikToker Lenkalul (@lenkalul).

A hashtag #transparenteyeliner já acumulou mais de 380 milhões de visualizações no TikTok e vem angariando cada vez mais fãs. “O delineado transparente traz um efeito gráfico suave, que trabalha em diferentes tons de pele para criar a ilusão da transparência no grafismo e destacar sutilmente o olhar. É uma make perfeita para marcar os olhos sem pesar”, descreve o maquiador Edu Hyde, de São Paulo.

Para reproduzir, basta ter em mãos um corretivo líquido ou uma base, uma sombra nude ou marrom em um tom o mais próximo possível ao da pele, pincel chanfrado fino e iluminador para dar acabamento. “Comece aplicando a sombra em toda a pálpebra móvel de maneira natural, sem demarcações. Então, deposite o corretivo líquido no pincel chanfrado e faça dois traços gráficos, como se fosse o contorno do delineado. Esfume bem com o pincel para conseguir o efeito de transparência”, ensina a maquiadora Brigitte Calegari, de São Paulo.

PUBLICIDADE


@lenkalul what do you think? 👀 ib @May Akhtar 🤍 #transparenteyeliner#eyeliner#makeup♬ Efecto - Bad Bunny


Você pode fazer um desenho mais exagerado e bem alongado, como no tutorial de May Akhtar ou mais discreto e minimalista, caso do efeito criado por Lenkalul. Apesar de ser uma técnica simples, o truque é ter os produtos certos em mãos. “O tom do corretivo deve ser claro o suficiente para contrastar com a pele e a dosagem na aplicação também deve ser bem calculada. Use o mínimo de produto possível para conseguir esse efeito sofisticado e minimalista da transparência”, completa Edu.

O delineado transparente chama a atenção por possibilitar a experimentação de uma maquiagem mais editorial sem que seja necessário muita prática ou usar cores fortes. É possível, também, brincar com os efeitos trocando (subindo ou descendo) o tom dos produtos utilizados – quanto mais escura for a sombra aplicada nas pálpebras ou quanto mais claro for o corretivo maior o contraste.

“Caso queira dar um efeito menos discreto e deixar o delineado mais aparente, você também pode criar um leve esfumado com pó bronzeador nas pálpebras e, então, delinear com o corretivo”, sugere a maquiadora Paula Rodrigues, do Rio de Janeiro. De acordo com a especialista, o segredo para o efeito final da transparência está no pincel: “Crie o traço e esfume de dentro para fora. Vá esfumando até o produto sumir completamente. Finalize a make com pó translúcido para selar e fixar os produtos na pele”.

PUBLICIDADE

A seguir, selecionamos os produtinhos básicos para você criar a sua própria versão do delineado transparente:

Shopping

Divulgação

Pincel para Sobrancelhas Dual-Ended Angled Eyebrow Brush, Benefit, R$ 127

Pincel para Sobrancelhas Dual-Ended Angled Eyebrow Brush, Benefit, R$ 127


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.