Louvre inaugura sua primeira exposição de moda
Mostra aponta a relação entre o acervo da instuição e looks de grifes como Chanel, Givenchy e Dior e terá um gala durante a semana de moda de Paris.
No aniversário de 60 anos do lançamento da primeira coleção de alta-costura de Yves Saint Laurent (1936-2008), há três anos, a Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent pediu para seis museus apresentarem looks do estilista em meio a suas coleções de arte. O Louvre, claro, estava entre eles e exibiu jaquetas ornamentadas do designer ao lado de joias da coroa francesa, em uma sala desenhada especialmente para o rei Luís XVI.
Look Dior
Foto: © Musée du Louvre - Nicolas Bousser
A instituição agora se prepara para inaugurar a primeira exposição dedicada exclusivamente à relação entre a arte e a moda. Em Louvre couture – Objets de mode, objets d’art (Louvre costura – Objetos de moda, objetos de arte), que ficará em cartaz de 24 de janeiro a 21 de julho, 71 looks e 30 acessórios de mais de 40 grifes, como Chanel, Givenchy e Balenciaga, serão dispostos em quase 9 mil metros quadrados, apontando ecos desde o Período Bizantino (395-1453) até o Segundo Império Francês (1852-1870) na alta-costura.
LEIA MAIS: 6 livros imperdíveis escritos por mulheres e outros 6 para 2025
Look Chanel Foto: © Musée du Louvre - Nicolas Bousser
O ponto de partida para estabelecer tais vínculos, de acordo com Olivier Gabet, curador da exposição e diretor do departamento de artes decorativas do museu, foi olhar, antes de tudo, para o próprio acervo. E o resultado indicou um terreno vasto de influências. Uma armadura da segunda metade do século 16 e uma cômoda envernizada Martin de 1742 estão entre as conexões que a mostra pretende evidenciar. Elas são reforçadas pela presença do olhar de Jacques Doucet (1853-1929) e Madame Carven (1909-2015) na instituição, ambos estilistas franceses que ajudaram a formar a coleção do Louvre por meio de doações de tapeçarias e móveis do século 18.
Look Givenchy Foto: © Musée du Louvre - Nicolas Bousser
O novo MET Gala?
A novidade também será marcada por um jantar beneficente nos mesmos moldes do MET Gala, que reúne fundos para o Costume Institute. No caso do Louvre, o evento vai acontecer dia 4 de março (durante a semana de moda de Paris) e serão vendidas 30 mesas. Na ocasião, acontecerá uma visita guiada e um jantar.
LEIA MAIS: Um guia pela temporada que pode levar Fernanda Torres e “Ainda estou aqui” ao Oscar 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes