As melhores músicas e discos de 2022

De Beyoncé a Jorge Drexler, o time da ELLE divide suas escolhas.


musicas discos 2022 destaque



O ano de 2022 não foi apenas do retorno de Beyoncé com Renaissancé. Confira os escolhidos pela equipe da ELLE e atualize sua playlist:


MÚSICA

Um empate entre “Alien superstar”, de Beyoncé, e “Ojitos lindos”, de Bad Bunny 
“Drinks gelados e amores quentes. Uma cumbia-reggaeton era tudo o que a gente precisava pra tirar a tensão do ano. E essa track da Beyoncé é minha preferida do disco, e uma das mais legais dela, tem essa vibe de texto de pista que eu adoro.”
Vivian Whiteman, editora especial

“Baile de máscaras (Recarnaval)”, Bala Desejo
“A faixa é uma crônica de Carnaval, sobre a espera de um encontro lascivo que não acontece, cantado em coro, uma das marcas do Bala Desejo, quarteto que tomou conta da MPB em 2022, trazendo no seu DNA de Rita Lee aos Doces Bárbaros.”
Bruna Bittencourt, editora de cultura

Marcha, de Souto MC
“Marcha, single da rapper paulistana Souto MC, traz um mix da fúria feminina com abundância lírica e já mostra os caminhos que o novo álbum da cantora pretende ilustrar. Seu primeiro disco, Ritual (2019), teve apoio do Natura Musical.”
Sarah Rocksane Araújo, analista de marketing

“Placa clonada”, Coruja BC1
“Muito bom ver um artista como o Coruja BC1, famoso por rimar no boombap, se arriscar no drill e mostrar que um bom MC rima em qualquer subgênero do rap. Versátil e muito competente. Rap nacional, mais uma vez, sendo bem representado.”
Ísis Vergilio, repórter de beleza e sociedade

“Tá na hora do Jair já ir embora”, Maderada
“Foi a música que mais me fez ter vontade de cantar e sair dançando pela casa, nos bons e nos maus momentos. E eu nem gosto de dançar.”
Patricia Oyama, redatora-chefe

“Tocarte”, de Jorge Drexler e C Tangana
“A música é sobre a volta do contato pós-pandemia, o que tem super a ver com este ano. Foi a grande vencedora do Grammy Latino e minha música mais tocada no Spotify em 2022.”
Gabriella Magalhães, gerente de projetos

DISCO

Crash, de Charli XCX
“Tenho um amigo que sempre insistia para que eu desse uma chance para as maluquices da Charli XCX. Com o ensejo do show no Primavera Sound São Paulo, ouvi o disco lançado neste ano e arrebentei de dançar quando vi sua apresentação ao vivo no festival. Virei fã!”
Pedro Camargo, editor de beleza

Indigo, RM
“Indigo é o primeiro álbum solo de Kim Namjoon, que assina como RM e ficou conhecido como um dos integrantes do BTS. Escritas entre 2019 até 2022 (acompanhando o sucesso internacional da banda e o desenrolar da pandemia), o disco de dez faixas inclui parcerias com Anderson .Paak, Erykah Badu, Park Ji Yoon, entre outros artistas, e passeia pelo rap, blues e R&B, como um diário sobre os últimos 20 anos do cantor.”
Gustavo Balducci, editor digital de arte

Motomami, de Rosalía, e Mr. Morale and the Big Steppers, de Kendrick Lamar 
“Um empate entre Rosalía pela capacidade de mistura, pela criatividade de tantos hits. Kendrick pelo talento narrativo que te faz imaginar um filme, um show, um livro.”
Vivian Whiteman, editora especial

Numanice 2, Ludmilla
“Ludmilla revoluciona ao elevar o pagode à posição que ele merece estar, no panteão da música popular brasileira. Merecidíssimo o Grammy Latino (de melhor álbum de samba/pagode).”
Ísis Vergilio, repórter de beleza e sociedade

Renaissance, de Beyoncé
“O álbum deu uma dividida entre quem amou e quem não entrou na onda festeira da Queen B, mas entregou hit, ganhou dancinha no TikTok… Enfim, sucesso para o que a gente considera sucesso hoje em dia e não só. Adoro como Beyoncé dá aulas de cultura negra no pop, como lembra do movimento Harlem Renaissance e que, historicamente, a música eletrônica tem origem negra ou brinca nas letras que prefere uma ‘Telfar bag’ a uma ‘Birkin’.”
Gabriel Monteiro, editor audiovisual e de redes sociais

SOS, de SZA
“Pra mim, é o álbum do ano. Lançado bem no finalzinho de 2022, ele não parou de tocar no repeat do meu Spotify desde então. Minhas músicas favoritas são “Blind” e “Seek & destroy”, mas o disco inteiro é incrível!”
Giuliana Mesquita, repórter audiovisual e de redes sociais

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes