PUBLICIDADE

O Canal Brasil exibirá nesta quarta-feira, 23, às 23h30, o documentário Viva a Nossa Voz, compilado de uma série de três episódios feita em parceria com o Instagram. Entre racismo, feminismo, saúde mental e Afrofuturismo, a produção explora o papel das redes sociais na reformulação da imagem do negro no Brasil.

"Em 2018, eu comecei o projeto Arquitetas Negras no Instagram com o intuito de mapear a produção de mulheres negras na arquitetura brasileira. Eu queria saber como minhas colegas estavam sobrevivendo nesta profissão tão elitista", conta Gabriela de Matos no documentário, dividido em três episódios disponíveis no Instagram. Dois anos depois, a arquiteta aponta a diferença: "Conseguimos levar esse debate para outros locais em que não estávamos antes".


Já o estilista Isaac Silva conta que, quando saiu do backstage e abriu a loja Isaac Silva, buscou muitas de suas referências no Instagram. "Percebi que todo mundo no Brasil sabe o que é uma arruda, um Orixá. Quando eu trago isso para a passarela, as pessoas se identificam. Quem montou esse Brasil foram as mulheres negras".

O documentário continuará disponível no IGTV do Canal Brasil, e conta também com relatos de Mc Carol de Niterói, Ana Carolina Oliveira, coletivo Afrobapho, Carla Akotirene, Gabriela de Matos, Gabriela Loran, e Matheus Pasquarelli.

PUBLICIDADE



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE