Instalação em forma de nuvem vence o Loewe Craft Prize

Obra da artista chinesa Fanglu Lin homenageia o trabalho de mulheres da minoria Bai, da província de Yunnan. Mostra virtual traz visão de 360 graus das peças expostas no Musée de Arts Décoratifs, em Paris.


HforSm2M origin 153 scaled



Com um instalação de 6 m de comprimento, que lembra uma nuvem toda texturizada, a chinesa Fanglu Lin foi a vencedora do Loewe Foundation Craft Prize e levou o prêmio de 50 mil euros. O evento, idealizado pelo diretor criativo da Loewe, Jonathan Anderson, para celebrar o trabalho artesanal, realiza este ano sua quarta edição, desta vez, em formato digital. As obras dos 30 finalistas, escolhidos entre quase 3 mil candidatos do mundo todo, estão no Musée des Arts Décoratifs, em Paris. Acessando o site da mostra, os visitantes podem percorrer o museu e ter uma visão de 360 graus das peças.

Feita de algodão e madeira, a obra “SHE”, de Fanglu Lin, é um tributo da artista às mulheres da minoria Bai, que moram no vilarejo de Zhoucheng, na província chinesa de Yunnan. A instalação é toda feita com intrincadas técnicas milenares de entrelaçamento, dobras e pregas – um trabalho minucioso que levou mais de três meses para ser finalizado.

Além da obra vencedora, a mostra traz peças que variam de joias e acessórios a vasos, mobiliário e esculturas. O site demora um pouquinho para carregar, mas vale a espera. Para conferir a mostra, clique aqui.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes