7 fatores que provam o tremendo impacto cultural de A Substância

O filme estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley, dirigido por Coralie Fargeat, é um sucesso de crítica e de público – nós podemos provar!





CONTEÚDO APRESENTADO POR MUBI BRASIL

No dia 31.10 (sim, no Dia das Bruxas), A Substância, filme da diretora francesa Coralie Fargeat, chega à MUBI Brasil. A seguir, listamos 7 fatores que provam o impacto cultural do longa-metragem que se tornou o must-see da temporada. Confira!

 TSiluminado
TScorredor

1. A surra de referências

A Substância acena para uma série de clássicos do gênero de terror. Entre eles, estão Um corpo que cai (1958), de Alfred Hitchcock, Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky, O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick, Videodrome (1983) e A mosca (1986), ambos de David Cronenberg, entre muitos outros.

  • 2. A explosão de memes

Aqui no Brasil, depois de estrear no cinema, o filme já foi parar em páginas de humor como @memesbrasil, @greengodictionary e @saquinhodelixo. No X, antigo Twitter, os usuários listam inúmeros exemplos de celebridades em versões pré e pós-Substância. Para morrer de rir!

 

  • 3. Os aplausos de Cannes

Durante o Festival de Cinema de Cannes – um dos mais prestigiados do mundo –, o elenco de A Substância foi aplaudido por nada menos que 13 minutos ininterruptos.

The Substance GIF 9The Substance GIF 10
  • 4. A divisão de opiniões

Não foram poucas as críticas no Brasil e no mundo que chamaram o longa-metragem de “divisor de opiniões”. E, de fato, o debate sobre as questões abordadas pelo filme – principalmente a respeito de padrões de beleza, misoginia e etarismo – está cada vez mais quente. De que lado você está?

  • 5. A trilha que já é hit

Assinada pelo genial britânico Raffertie que coleciona sucessos em seu currículo, a trilha sonora de A Substância também bombou. Primeiro porque ela inclui nada menos que o hit dos anos 2000 “Pump it Up”, que, por isso, acaba de fazer o seu comeback às pistas de dança mais antenadas. Depois, porque muito do absurdo sensorial descrito neste longa, vêm do som. A trilha inspirou até uma playlist oficial no Spotify, com músicas na energia do filme.

 

  • 6. O sensorial de milhões

Se Coralie Fargeat é capaz de deixar seus espectadores nauseados em uma cena que não mostra nada escancaradamente nojento, imagine quando ela realmente quer retratar algo escatológico. Não são poucos os relatos de pessoas que tiveram que correr do cinema para não vomitar em público.

  • 7. O filme do ano?

A Substância já foi assunto em podcasts como Divã da Diva, Cinemático, Nerdcast, RapaduraCast, CineYur e muitos outros. Por onde você olha, o filme está sendo discutido. Aliás, a ansiedade pelo Oscar já está a todo vapor: todos torcem por Demi Moore! Será que ela finalmente leva a estatueta para casa?

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes