Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de melhor atriz

Atriz fez história ao levar o prêmio por sua atuação em "Ainda estou aqui" e lembrou da indicação de sua mãe em seu discurso de agradecimento.


Fernanda Torres
A atriz ao receber o prêmio Foto: Rich Polk/GG2025/Penske Media via Getty Images



Vinte e seis anos após o longa brasileiro Central do Brasil vencer o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, Fernanda Torres levou a categoria de melhor atriz em filme dramático na 82ª edição da premiação, neste domingo (05.01), por sua atuação como Eunice Paiva em Ainda estou aqui, também dirigido por Walter Salles.

“Meu deus, não preparei nada, porque já estava contente (apenas com a indicação). Este é um ano tão incrível para as atuações femininas. Há tantas atrizes aqui que admiro. Quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, claro, quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova que a arte perdura na vida, mesmo nos momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva, que interpreto, passou. O mesmo acontece no mundo hoje, com tantos problemas, com tanto medo. Esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos tão difíceis quanto esses. (Dedico esse prêmio) Para a minha mãe, para a minha família, para Andrucha (Waddington), para Selton (Mello), para meus filhos. Muito obrigada”, disse a atriz, visivelmente emocionada.

GettyImages 2192060559

Foto: Rich Polk/GG2025/Penske Media via Getty Images

LEIA MAIS: Fernanda Torres fala à ELLE sobre Eunice Paiva, sua personagem em “Ainda estou aqui”

Fernanda foi a segunda brasileira a concorrer ao prêmio, após a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, protagonista de Central do Brasil, mais de duas décadas atrás. A atriz, que recebeu o prêmio de Viola Davis, concorria com Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O quarto ao lado) – que aplaudiu Fernanda de pé –, Pamela Anderson (The last showgirl) e Kate Winslet (Lee). Em 1986, vale lembrar, Fernanda foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes por sua atuação em Eu sei que vou te amar.

Ainda estou aqui concorreu também ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, que ficou com Emilia Perez.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes