Sete destaques do Festival de Cannes

Após hiato de um ano, evento retorna com o diretor Kleber Mendonça Filho no júri. Longas de Wes Anderson, Sean Penn e documentário de Charlotte Gainsbourg sobre sua mãe, Jane Birkin, têm sua première no festival.


zH51Rydw origin 377



O Festival de Cannes esteve entre os muitos eventos minados pela pandemia no ano passado. Toda a aglomeração típica do tradiiconal festival de cinema francês era impraticável em meio à disseminação do vírus, em meados de 2020. Um ano depois, o evento retorna com mais filmes, mas menos gente assistindo.

Concorrem à Palma de Ouro 24 títulos, quatro a mais que nas 73 edições anteriores. No total, 82 produções fazem parte da seleção oficial do Festival de Cannes, frente a uma média de 57 que costumava ser exibida no festival — sem contar os sete novo documentários que serão exibidos e os 24 clássicos do cinema remasterizados para o evento, que começa nesta terça-feira, 06.07, e segue até o próximo dia 17.

No entanto, 20 mil pessoas, metade do público dos anos anteriores, participarão do evento em 2021. Para entrar no Palácio do Festival, onde acontece o evento, os convidados precisarão de um certificado de vacinação contra o coronavírus ou um teste de PCR negativo feito nas últimas 48 horas. Tais documentos devem ser digitalizados em um QR Code e apresentados em um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o festival. Os participantes não vacinados precisarão fazer novos testes a cada 48 horas. Além disso, o uso de máscaras será obrigatório durante a exibição de todos os filmes.

O diretor americano Spike Lee irá presidir o júri do festival, o primeiro negro a ocupar o posto. O júri contará com a cantora canadense Mylene Farmer, os franceses Mélanie Laurent e Tahar Rahim, a diretora austríaca Jessica Hausner, a estadunidense Maggie Gyllenhaal, a diretora franco-senegalesa Mati Diop, o ator sul-coreano Song Kang-ho, de Parasita, filme vencedor da Palma de Ouro em 2019, e o brasileiro Kleber Mendonça Filho, que recebeu o Prêmio do Júri também em 2019 pelo longa Bacurau.

J\u00fari 74\u00aa Festival de Cannes

Mylene Farmer, Kleber Mendonça Filho, Maggie Gyllenhaal, Jessica Hausner, Mati Diop, Spike Lee, Melanie Laurent, Tahar Rahim e Song Kang-Ho.Getty Images

O evento ainda prestará homenagens à atriz e diretora estadunidense Jodie Foster e ao cineasta italiano Marco Bellocchio com Palmas de Ouro honorárias por suas realizações.

A ELLE selecionou sete filmes que serão exibidos durante o evento para você ficar de olho. Confira:

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes