13 novos filmes e séries de terror para ver neste Halloween

“Frankenstein”, “Tubarão”, uma série sobre “It: A coisa” e outras novidades do gênero.


filmes e séries de terror



Outubro, mês do Halloween, sempre vem acompanhado por uma boa dose de filmes e séries de terror. Entre diversas produções dedicadas ao gênero, confira 13 novidades disponíveis no streaming e nos cinemas para curtir aquele susto.

No streaming:

Extermínio: A evolução (HBO Max)

O terceiro filme da franquia dirigida por Danny Boyle (Quem quer ser um milionário?), com roteiro de Alex Garland (Guerra civil), se passa três décadas desde que um vírus transformou a maior parte da população em zumbis. Paralelamente, um grupo de sobreviventes tenta reconstruir a vida em uma ilha remota. Com Aaron Taylor-Johnson, Cillian Murphy e Ralph Fiennes no elenco, o longa inaugura uma nova fase da franquia, que promete ganhar mais duas partes.

Já disponível

LEIA MAIS: “Victoria Beckham”, “Amores materialistas” e as estreias do streaming em outubro

A hora do mal (HBO Max)

O novo longa de Zach Cregger (Noites brutais) acompanha o ponto de vista de diversos moradores de uma cidade pequena após todos os alunos (exceto um) da professora Gandy, interpretada por Júlia Garner, desaparecerem misteriosamente às 2h17 da madrugada. O desenrolar da investigação, que conta com os pais dos desaparecidos e do corpo docente da escola, além da polícia, toma rumos inesperados conforme a trama avança.

Já disponível.

Plutoween

O streaming Pluto TV, disponível gratuitamente, recebe uma seleção de filmes de terror ao longo do mês. Segundo uma pesquisa encomendada pela própria plataforma, o Brasil é o terceiro maior consumidor do gênero no mundo. Na lista, produções de diversos países, sobre zumbis a casas mal-assombradas, com destaque para as franquias Halloween (1978-) e Jogos mortais (2004-). Outra novidade é um canal da MTV inteiro de músicas dedicado ao tema, com os videoclipes mais assustadores da história.

Já disponível.

Pecadores (HBO Max)

Um dos lançamentos mais elogiados do ano, o filme mistura ação com terror e tem uma boa reviravolta na trama. Em 1932, décadas após o fim da escravidão nos Estados Unidos, quando a comunidade negra ainda ainda vive segregada e oprimida, dois irmãos gêmeos (interpretados por Michael B. Jordan) estão de volta à sua cidade natal em busca de mais liberdade. Mas quando a dupla decide abrir um bar de blues, as coisas começam a dar errado.

Já disponível.

LEIA MAIS: Elenco de Ninguém quer fala à ELLE sobre segunda temporada da série

Final girls (Mubi)

Um dos arquétipos mais populares do horror, as protagonistas que lutam contra monstros e assassinos e fazem de tudo para sobreviver até o final da história ganham uma mostra especial, que vai de Nosferatu, o vampiro (1922) até X: A marca da morte (2022). Também inclui a perspectiva feminista de Hollywood 90028 (1973) e o brutal Abismo do medo (2005), mostrando como a figura da final girl incorporou a ansiedade coletiva ao longo da história do cinema.

Já disponível.

Reencarne (Globoplay)

Protagonizada por Taís Araujo e Julia Dalavia, a série discute morte e vida, além de outros temas existenciais. Após a novela Vale Tudo, Taís interpreta uma delegada que precisa investigar uma série de assassinatos marcados por ferimentos misteriosos, ao mesmo tempo em que passa por experiências sobrenaturais que desafiam sua lucidez. Já Julia, que recentemente atuou na série Dias perfeitos, interpreta uma jovem que acredita ser a reencarnação de uma das vítimas de um crime ainda sem resolução.

Já disponível.

IT: Bem-vindos a Derry (HBO Max)

A série é um prelúdio para os acontecimentos sombrios de It: A coisa, bestseller de Stephen King, publicado em 1986, e já adaptado para as telas duas vezes – uma na década de 1990 para a TV, e outra para o cinema em 2017, com uma continuação em 2019. Nesta nova produção, ambientada em 1962, a criatura encarnada em forma de palhaço chamada Pennywise, interpretado por Bill Skarsgård, chega à Terra para amedrontar os moradores da cidadezinha de Derry.

Já disponível.

No cinema:

O telefone preto 2

Quatro anos após escapar de um assassino em série, Finney (Mason Thames) tenta seguir com a vida, enquanto sua irmã Gwen (Madeleine McGraw) começa a ter sonhos ligados a um misterioso acampamento de inverno. Quando ambos viajam até o local, descobrem que o espírito do criminoso, interpretado novamente por Ethan Hawke, pode não ter partido de vez.

Já disponível.

Frankenstein 

Encomendada pela Netflix, a superprodução comandada por Guillermo del Toro estreou no Brasil na 49a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e agora é exibida em salas selecionadas, antes de chegar ao streaming em novembro. A trama é baseada no livro homônimo de Mary Shelley, publicado em 1818, com Jacob Elordi no papel do monstro, Oscar Issac como seu criador, e Mia Goth revezando-se em dois papéis.

Já disponível.



A meia-irmã feia 

Dirigido por Emilie Blichfeldt, o filme transforma o conto de Cinderela em uma fábula de horror e obsessão. Exibido no Festival de Cinema do Rio, o longa segue Elvira (Lea Myren), uma jovem que vive à sombra de sua bela meia-irmã e da mãe controladora, que busca status a qualquer custo. Disposta a conquistar o príncipe do reino e mudar seu destino, ela se submete a procedimentos brutais em nome da beleza.

Já disponível.

Tubarão (relançamento)

Considerado o primeiro blockbuster de Hollywood (foi o primeiro filme da história a ultrapassar US$ 100 milhões em bilheteria), o suspense de 1975 dirigido por Steven Spielberg sobre um tubarão que aterroriza uma cidade litorânea levou multidões para as salas de cinema e mudou a maneira como os grandes estúdios passaram a promover seus filmes. Ao completar 50 anos, o clássico retorna em uma versão restaurada e em 4K.

Estreia dia 30 de outubro.

A própria carne

Ambientada durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), a trama segue três soldados desertores que buscam refúgio do combate em uma antiga casa habitada por um homem e uma garotinha. Mas eles logo percebem que o local guarda segredos macabros e perigosos, que os ameaçam com um destino ainda pior que o campo de combate.

Estreia em 30 de outubro.



Bom menino

Narrado do ponto de vista de um cachorro de estimação que se muda para o interior com seu dono, o longa chega aos cinemas após ser premiado no Festival SXSW. Enquanto a dupla se instala na antiga casa da família, uma força sobrenatural e invisível começa a interferir na rotina e na saúde de todos, e resta ao cão encontrar uma maneira de salvar seu guardião.

Estreia dia 30 de outubro.

LEIA MAIS: Depois da caçada, de Luca Guadagnino, discute gênero, raça e classe

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes