Flip homenageia Pagu com grande representatividade feminina

A escritora indígena Márcia Kambeba, a nigeriana Akwaeke Emezi e a francesa Marion Aubert estão na programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde Ronaldo Fraga lança livro de memórias.


Retrato de Pagu, homenageada na Flip
Pagu Foto: Divulgação



Com grande representatividade feminina, começou nesta quarta-feira (22.11) e segue até domingo (26.11) a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Em sua 21ª edição, a feira, um dos mais tradicionais eventos literários do país, presta homenagem à escritora Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), a Pagu. Ao celebrar uma das principais autoras feministas e vanguardistas do seu tempo, a Flip ganha um forte tom em defesa do papel da mulher na sociedade mundial.

Entre as autoras participantes dos encontros, estão a francesa Marion Aubert, vencedora do Prêmio Novo Talento pela Societé des Auteurs et Compositeurs Dramatiques em 2013. No Brasil, publicou Homens que caem (Cobogó, 2019). Ela participa da mesa “Um teatro, um precipício”, nesta quinta-feira (23), que vai discutir as potencialidades da linguagem do teatro e da crítica literária.

Marion Aubert

Marion Aubert Divulgação

 

Entre as brasileiras, destaque para a escritora indígena Márcia Kambeba, do povo Omágua/Kambeba, que habita a região do Alto Solimões, no Amazonas. Mestra em Geografia e doutora em Estudos Linguísticos, Márcia integra a Academia Internacional de Literatura Brasileira nos Estados Unidos e foi finalista do Prêmio Jabuti 2023 com O Povo Kambeba e a gota d’ água. Ela participa de uma roda de conversa no sábado (25), com a também autora Auritha Tabajara, para debater cultura educação indígenas.

Outra escitora que promete chamar a atenção no evento é a nigeriana Akwaeke Emezi, autora de A morte de Vivek Oji (Todavia, 2022), que integra a lista de best-sellers do The New York Times. Na sexta-feira (24), Akwaeke estará com a escritora Carla Akotirene na mesa “Contra a mentalidade decadente”, em que discutirão temas como ancestralidade e tradições afrodiaspóricas.

Akawaeke Emezi

Akwaeke Emezi Divulgação

Como ocorre todos os anos, a Flip conta com diversos eventos paralelos às mesas principais, como a Flipinha (dedicada às crianças), Flip+Casa da Cultura (com eventos e debates promovidos pelas editoras) e Flip+Cinema da Praça (com exibição gratuita de filmes na Praça da Matriz). Este ano, o evento conta com parceria da Cinemateca para celebrar as experiências transformadoras proporcionadas por cinema, literatura e espaço público.

Na sexta-feira (24), o estilista Ronaldo Fraga lança na feira Memórias de um estilista coração de galinha (Autêntica editora), livro em que revisita os momentos mais marcantes de sua vida e carreira, resultado de entrevistas feitas ao longo de nove anos com a a jornalista Sabrina Abreu.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Ronaldo Fraga (@fragaronaldo)

As mesas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal da Flip no YouTube.

Flip: até 26.11, em Paraty. Ingressos para cada mesa: R$ 130. Confira a programação completa aqui.  

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes