PUBLICIDADE
Morreu, na noite desta quinta-feira (8.4), o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, aos 66 anos, por complicações de Covid-19. Durante sua carreira, ficou conhecido principalmente pela direção do Balé da Cidade de São Paulo, pela extensa atuação internacional e por ter sido o primeiro homem negro a ocupar diversos espaços importantes no balé. Como disse Emicida em sua homenagem pelo Twitter, "um destruidor de barreiras em toda a sua trajetória".
"Teve uma carreira brilhante na arte, da periferia de São Paulo para o mundo (...) Seu trabalho se caracterizou pela antropofagia cultural: assimilação de referências e apresentação de distintas formas de fazer e pensar a dança, sempre com foco na comunicação direta com o público e na democratização da arte", escreveu Alê Youssef, secretário de Cultura de São Paulo, no Instagram.
Nascido em São Paulo, mais especificamente na Vila Ema, começou a se interessar pela dança na adolescência. De origem humilde, sua mãe, que era empregada doméstica, o incentivou a correr atrás de seu sonho. Com bolsas de estudo em escolas de dança da cidade, ele chamou atenção do coreógrafo Klauss Vianna, que o levou ao Teatro Municipal. Em 1983, é Alvin Ailey quem se interessa pelo talento do bailarino e abre as portas para uma carreira internacional.
PUBLICIDADE
Em Berlim, Ismael Ivo ensaia para a ópera "Apollo and Hyacinth", de Mozart (2006).Foto: Getty Images
Lá fora, trabalhou com Pina Bausch, William Forsythe e também com Marina Abramović em 33 anos de estadia internacional. Ainda dirigiu a Bienal de Veneza e foi o primeiro estrangeiro e o primeiro profissional negro a ser diretor do Teatro Nacional Alemão.
Ismael foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo Ministério da Cultura, em 2010. A homenagem é feita a pessoas ou instituições como reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.
Em 2017, a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo o convidou a voltar ao Brasil para dirigir o Balé da Cidade de São Paulo e, com isso, virou o primeiro negro a ocupar este cargo também. Ismael Ivo ainda atuou como curador do Programa de Qualificação em Artes de Dança de São Paulo.
Natasha Olubusayo, Félix Pimenta Zion, Cunanny 007, Brunessa Candace Zion Loppez e Puri Yaguarete estrelam novo vídeo do ELLE Stories.
Zona Agbara é um coletivo formado por mulheres que encontram na dança uma forma de se expressar, declarar amor a si próprias e, do corpo proibido, criar um paraíso particular.
PUBLICIDADE
Related Articles Around the Web