Mostra em Milão exibe looks de Giorgio Armani ao lado de obras de arte

Exposição na Pinacoteca di Brera une arquivo do estilista com trabalhos Idade Média ao século 19.


Giorgio Armani
A exposição na Pinacoteca di Brera Foto: Agnese Bedini/Melania Dalle Grave/DSL Studio



Exatos 20 dias após a morte de Giorgio Armani, a Pinacoteca di Brera, em Milão, recebe a partir desta quarta-feira (24.09) uma exposição que oferece um panorama da carreira do estilista entre obras da arte italiana da Idade Média ao século 19. Giorgio Armani: Milano, per amore leva pela primeira vez a moda à instituição.

“Giorgio Armani representa um dos ápices da criatividade italiana, expressa na essencialidade e no rigor da forma, que evoluiu da estética para o sentido de que permeou seu modo de viver e trabalhar. (…) É por isso que, no ano passado, considerei justo e apropriado celebrar o 50º aniversário da maison na Pinacoteca com uma exposição que destaca seu talento extraordinário e estilo inimitável”, disse Angelo Crespi, diretor do museu.

O designer tinha uma ligação com o bairro de Brera, que escolheu para viver e trabalhar. Não à toa, em 1993, a Academia de Belas Artes – que foi fundada em 1776 e inaugurou a Pinacoteca em 1809 – lhe concedeu um título honorário.

Giorgio Armani Milano Per Amore Pinacoteca di Brera photo credit @agnese bedini @melaniadallegrave @dsl studio 3

Segmento da mostra Giorgio Armani: Milano per amore na Pinacoteca di Brera Foto: Agnese Bedini, Melania Dallegrave, DSL studio

LEIA MAIS: Morre Giorgio Armani, aos 91 anos

A mostra reúne 120 criações de Armani, exibidas em manequins invisíveis, que passam pela sua interpretação da alfaiataria, seu apreço por tons neutros, bordados e sua característica sobriedade. Giorgio Armani: Milano, per amore reúne peças já exibidas na Armani/Silos (instituição dedicada ao estilista na cidade italiana) e em outros museus pelo mundo, com a adição de novas descobertas da ARMANI/Archivio, que administra seu arquivo histórico.

Armani: Milano, per Amore: de 24 de setembro a 11 de janeiro de 2026, na Pinacoteca di Brera (Via Brera 28, Milão)

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes