Os novos discos de Charli XCX e Rosalía

Britânica volta ao pop tradicional com Crash, enquanto espanhola vai além com sua mistura de flamenco e vertentes contemporâneas em MOTOMAMI.


origin 176



Uma é britânica, a outra espanhola (apesar dos oito Grammys Latinos). Charlie XCX e Rosalía também têm quase a mesma idade; a primeira, 29 anos, e a segunda, 28. E ambas lançaram na última semana discos que eram aguardados, vêm sendo elogiados pela crítica e agradando ao público. Na parada de estreias mundiais do Spotify entre 18 e 20.03, Rosalía já chegou em primeiro lugar; e Charli, em quarto. O site referência Pitchfork incluiu os dois álbuns entre os lançamentos da semana “que você deveria ouvir agora”.

Uma curiosidade as coloca em sintonia: Charli aparece em cima de um carro na capa de Crash, e Rosalía usa um capacete de moto em MOTOMAMI. Quando o assunto são os looks escolhidos, dos babados às franjas, nenhuma delas tem medo de ousar – cada uma a seu estilo.

Rosalía parece transportar para suas produções a mistura de referências que sua música evidencia. Tem a tradição do flamenco, mas também a veia urbana do rap e do reggaeton. Cores fortes, peles fake e nail art estão entre suas marcas, assim como as joias no dente, os grillz, populares na cultura hip hop. Quando a conheceu, Riccardo Tisci, diretor criativo da Burberry, disse ter ficado impactado.

Já o estilo de Charli, como o de qualquer garota que começou a carreira artística durante a adolescência, mudou bastante ao longo do tempo. A britânica já disse que pouco restou daquela época de looks coloridos. Hoje, sente-se mais atraída “pelo ousado e nebuloso” quando o assunto é moda. Balenciaga divide espaço com novos designers em seu guarda-roupa.

A seguir, mais sobre as cantoras e seus novos trabalhos:

Charli XCX

image 282

Foto: Divulgação


A cantora:
filha de um escocês e de uma indiana, Charli começou a cantar aos 14 anos, divulgando suas canções no MySpace. Ficou conhecida mundo afora após a parceria com Iggy Azalea em “Fancy”. Outro grande hit seu é “Boom clap”, trilha do filme A culpa é das estrelas. A britânica já abriu shows de Coldplay, Taylor Swift e rodou o mundo com a estadunidense em sua turnê, em 2018.



Charli XCX – Baby [Official Video]

www.youtube.com


O novo álbum:
Crash marca seu distanciamento do hyperpop, gênero mais experimental em que vinha se aventurando, e o retorno a um pop mais tradicional, com inspiração em artistas como Cyndi Lauper e Janet Jackson. Crash é também seu último disco com a Atlantic Records, gravadora com a qual ela já tinha revelado estar insatisfeita. O álbum tomou forma enquanto Charli vivia o luto pela perda de sua amiga Sophie, produtora com quem já havia trabalhado em várias faixas. Nessa aura, as batidas animadas descortinam por vezes letras tristes e pessoais.

Parcerias de destaque: “Flash pose”, com Pabllo Vittar; “Doing it”, com Rita Ora; e “Blame It on your love”, com Lizzo.

ROSALÍA

EbROy1h1 image 283 scaled

Foto: Divulgação


A cantora: nascida em Barcelona, desde criança já fazia a família se emocionar quando cantava. Lançou o primeiro disco, de flamenco, aos 17 anos. Mas virou celebridade mundial e arrebatou prêmios com lançamento do segundo, El mal querer (2018), no embalo do hit “Malamente” e de sua mistura do ritmo espanhol com rap e R&B. Em 2019, entrou na lista da revista Time de líderes da próxima geração. E ainda pôde se dar ao luxo de recusar um convite de Madonna para cantar em sua festa de aniversário por estar com a agenda cheia.

O disco: os fãs já não aguentavam mais esperar. Foram três anos entre o início do processo criativo e o lançamento de MOTOMAMI, que já ganhou as ruas com pinta de disco do ano, pelos elogios da crítica internacional. Se a espanhola já era conhecida pela sofisticada mistura de gêneros, transitando entre o tradicional e o que há de mais contemporâneo, no novo álbum ela ultrapassa de vez essas fronteiras. “La fama”, com The Weeknd (cantando em espanhol), que já havia sido lançada como single, é um dos destaques do álbum.

Parcerias de destaque: “Con altura”, com J Balvin e El Guincho; “Yo x ti, tu x mi”, com Ozuna; e “TKN”, com Travis Scott.


ROSALÍA – CANDY (Official Video)

www.youtube.com

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes