Tem carta para você: newsletters que vale a pena assinar
Formato com conteúdo específico para assinantes vem ganhando força e cada vez mais temas ao longo dos anos (já conhece a nossa newsletter de beleza?). Confira uma curadoria esperta para a sua caixa postal.
Em tempos de bombardeio frenético de posts com todo tipo de tema nos feeds “infinitos” das redes sociais, a ideia de se informar por email pode parecer quase vintage, mas, em um movimento que há alguns anos ganha força em países como os Estados Unidos, marcas, produtores de conteúdo em geral e mesmo a imprensa vêm apostando em newsletters repaginadas, para além daquele SPAM tradicional com propagandas que lotam nossas caixas de entrada desde a internet discada. Elas trazem conteúdo produzido para seus assinantes, para ser lido com calma, sem correr o risco de passar batido na rolagem do feed.
“Desenvolvemos esse hábito de terceirizar tudo o que lemos para nossos feeds do Facebook e do Twitter”, afirmou à New York Magazine em 2020 Chris Best, CEO do Substack, conhecida plataforma de newsletters. “As pessoas estão prontas para retomar suas mentes”, completou. Notícias, receitas, dicas culturais, reflexões… tem para todo gosto. Abaixo, selecionamos algumas que vale a pena assinar, entre conteúdos gastronômicos, de cultura, de personalidades e de moda e beleza, incluindo a Beautyletter, nova newsletter de beleza de ELLE.
Confira as dicas:
Moda e beleza
ELLE, que já tinha a Ronda Elle, newsletter semanal com temas variados, estreou este mês a Beautyletter:
Toda primeira quinta-feira do mês, nosso editor de beleza Pedro Camargo abre o coração, conta o que viu de mais bacana nas últimas semanas e revela os produtinhos que ganharam espaço no nécessaire dele.
O site Bonita de Pele, de Jana Rosa, reúne em sua news os mais variados temas relacionados ao universo da beleza, entre lançamentos, dicas de skincare, maquiagem e resenhas de produtos.
Entre as muitas newsletters que o jornal estadunidense New York Times disponibiliza, Open thread é assinada por Vanessa Friedman, editora de moda da publicação, e traz as últimas notícias da área.
Cultura
Para praticar o inglês, a WePresent, plataforma de arte digital do serviço de envio de arquivos WeTransfer, manda uma vez por mês um boletim com histórias que relacionam criatividade e música, fotografia, literatura ou cinema, às vezes com a participação de artistas do calibre de Marina Abramovic ou Solange Knowles.
Entre as várias newsletters da revista estadunidense New York Magazine, destaque para a One Great Story: todo dia, um editor da revista escolhe uma reportagem publicada no site que considera imperdível.
Uma vez por semana, Rodrigo Salem promete enviar novidades pouco conhecidas em Desafiador do Desconhecido, com dicas de séries, livros, filmes, HQs e discos. Há planos pagos e um gratuito. Ao assinar a news, ele já indica a assinatura do Coifa – Histórias de Cozinha, de Cirilo Dias, com posts que vão de dicas de restaurantes à organização da cozinha.
Sempre às sextas-feiras, a MargeM, de Thiago Ney, traz conteúdo próprio e uma curadoria com publicações relacionadas à cultura, de dicas a negócios. Em seu perfil no Substack, Thiago indica, entre outras, Tá Todo Mundo Tentando, de Gaía Passarelli, com crônicas sobre São Paulo em texto e áudio, também às sextas.
O Farofafá traz toda semana conteúdo focado em cultura brasileira. “É curadoria, mas a gente encara como se fosse a edição semanal de uma revista, com os espetáculos e atrações culturais imperdíveis, entrevistas, críticas, resenhas etc”, conta Pedro Alexandre Sanches, um dos fundadores, ao lado de Jotabê Medeiros e Eduardo Nunomura. Entre as news que o Farofafá acompanha estão Garimpo, do site Núcleo, que traz os assuntos do momento nas redes sociais (dica de Pedro) e Morning Brew, com notícias do exterior (Nunomura).
Personalidades
Assinando a newsletter de Nick Cave, os fãs recebem em primeira mão notícias, avisos de shows e músicas.
Patti Smith também tem a sua, assim como a cantora Lorde.
Da música para a literatura, em The Audacity, a escritora Roxane Gay divide reflexões, abre espaço para outros autores e envia até receitas.
Austin Kleon, autor de Roube como um artista, envia toda sexta-feira desde 2013 a sua, com 10 dicas de música, séries e, claro, livros, que ele acha que merecem mais atenção. No plano pago, os assinantes recebem conteúdo também em outros dias da semana. Entre as que ele indica em seu perfil no Substack está a The art of noticing, do autor do livro de mesmo nome Rob Walker, que divide ideias inspiradoras e criativas.
Gastronomia
Uma vez por mês Lena Mattar envia, além de receitas, dicas de vinho e inspirações para além do fogão.
A news de Andrew Rea, em inglês, tem novidades e atualizações de seu canal no YouTube Binging with Babish, em que prepara receitas inspiradas em séries como The Sopranos, Seinfeld e Friends.
Carolina Dini, do Cebola na Manteiga, envia uma vez por mês, sempre aos domingos, seu Jornalzinho, com receitas (várias veganas), indicações de livros e de filmes. Entre as que newsletters que chegam à caixa de entrada da cozinheira está a Nina Nina Não, de Nina Rocha. “Ela escreve crônicas que vira e mexe passam pela cozinha”, diz Carolina.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes