Casa de Criadores 55: Mateos Quadros
Desfilando pela segunda vez na Casa de Criadores, Mateos Quadros olha com delicadeza para o Rio Grande do Sul, após tragédia com enchentes.
Os gaúchos Mateos Quadros e Gui Fontana, estilistas por trás da Mateos Quadros, começaram a criar a coleção apresentada nesta sexta-feira (06.12), na Casa de Criadores, em maio deste ano. Naquele mês, o Rio Grande do Sul atravessava uma das maiores tragédias de sua história: enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas.
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Ver o lugar onde os dois nasceram debaixo d’água fez com que ambos procurassem formas de criar uma homenagem de maneira delicada. Na coleção chamada de Formas de Voltar para Casa, a ideia é resgatar características da região. Por isso, o uso de materiais típicos, como o couro de bezerro, em jaquetas bomber e conjuntos de colete e minishorts. Dos concursos de miss, comuns na maioria das cidades do sul, vêm as rosetas e faixas drapeadas aplicadas em camisetas e vestidos. A madeira, que é parte da construção de casas e foi bastante mais afetada pela água, é recriada com impressão 3D, como o top que encerra o desfile e a bolsinha em formato de cavalo.
Leia mais: Tudo sobre a Casa de Criadores 55
Desde 2022, a dupla vive em São Paulo. Após a estreia na Casa de Criadores, em outubro de 2023, a marca passou a vender na multimarcas Pinga, em São Paulo, e em uma loja em Portugal. A experiência com a clientela trouxe a necessidade de criar roupas mais usáveis, para além das experimentações com impressão de polímeros, pelas quais ficaram conhecidos. Nas saias de musseline de seda plissadas, bermudas de alfaiataria e saias balonê, a funcionalidade evidencia uma boa evolução.
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Mateos Quadros. Foto: Divulgação
Leia mais: Água de Coco, 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes