Casa de Criadores 56: Ale Brito X Studio 115
Em nova fase, Ale Brito foca na experimentação com técnicas de alfaiataria.
“Todo mundo pergunta qual é o tema, mas isso me deixa muito limitado”, desabafou Ale Brito, horas antes de seu desfile na Casa de Criadores 56. Para evitar questionamentos, achou mais conveniente dizer que a coleção era inspirada por vontades e imagens recorrentes em seu inconsciente. A real intenção, porém, é mais pragmática do que conceitual – ou temática.
Trata-se de uma série de experimentações com a alfaiataria. O ponto de partida são as silhuetas e trajes dos séculos 18 e 19 que embalaram a apresentação da estação anterior. Daí os corsets e os volumes nos quadris. Desta vez, há um foco maior na construção e no corte geométrico de algumas peças, bem como em elementos do guarda-roupa masculino: o terno, a camisa, a calça, o sapato (um problemão no styling).

Ale Brito X Studio 115. Foto: Agência Fotosite | Marcelo Soubhia

Ale Brito X Studio 115. Foto: Agência Fotosite | Marcelo Soubhia

Ale Brito X Studio 115. Foto: Agência Fotosite | Marcelo Soubhia

Ale Brito X Studio 115. Foto: Agência Fotosite | Marcelo Soubhia
Leia mais: Casa de Criadores 55: Ale Brito x Studio 115
Essa é a segunda apresentação do estilista depois de quase três anos na equipe de estilo da Alexander McQueen e dois na da Ginger, marca de Marina Ruy Barbosa. Ambas as experiências mostraram-se transformadoras. Em especial, na qualidade e entendimento técnico do fazer moda. E aqui é importante mencionar a colaboração do Studio 115, a confecção responsável pela produção das peças.
Parece a parceria dos sonhos: apenas interessada em fomentar a criatividade e as habilidades de um talento nacional. Por ora, não existem planos de comercializar o que cruza a passarela. Pedidos sob encomenda e medida são sempre bem-vindos. Pronta entrega é outra história. Ale diz que uma linha comercial vem em breve.
Enquanto isso, Ale está bem feliz (e mais do que certo) em aproveitar a oportunidade para se testar, entender o que funciona (as camisas, as bases simples de alfaiataria, as calças de cintura alta) e o que precisa aprimorar (proporção, caimento, mobilidade).
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



