NYFW: Tory Burch, inverno 2025
Em desfile na semana de moda de Nova York, Tory Burch interpreta os clássicos do sportswear americano.

Já faz uns quatro anos que Tory Burch se inspira nas máximas e nos pioneiros do que ficou conhecido como sportswear americano. Começou no verão 2022, com uma coleção em homenagem à estilista Claire McCardell. Desde então, o mote de cada nova estação são variações daquela roupa (em tese) fácil, prática, versátil, duradoura. O tal clássico atualizado ou com um twist,sabe? Para o inverno 2025, não é diferente.
A imersão nas raízes e princípios do estilo definidor da moda estadunidense, de início, resultou em interpretações sobre camisas, saias de corte geométrico, jaquetas e blazers de formas amplas ou levemente ajustadas. Aos poucos, referências esportivas entraram em cena até assumirem protagonismo: o verão 2025, apresentado em setembro passado, foi todo sobre isso. Agora, para o inverno 2025, parece que o pêndulo volta a balançar para o outro lado.
Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images

Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images

Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images
Leia mais: Carolina Herrera, inverno 2025
Apenas as calças jogging (track pants) e as jaquetas utilitárias, curtinhas e cheias de bolsos, imprimem leituras mais diretas sobre trajes usados em práticas de esportes. Em depoimento ao Council of Fashion Designers of America (CFDA), Tory Burch descreveu a coleção como um “guarda-roupa colecionado ao longo do tempo, em que cada peça é insubstituível: o blazer perfeito, o vestido favorito, o suéter usado”.
A fala explica o caimento solto, os shapes com cara de desajustados, as texturas felpudas, a cartela de cores mais fechada e alguns acabamentos que tentam imitar desgastes do tempo. O apego à ideia de “atualizar” básicos – os cardigans com mangas abertas e jogadas sobre os ombros (uma tendência de styling recorrente da temporada) ou os casacos com mangas alongadas com desenho curvilíneo –, às vezes, complica o que não precisa ser complicado. Mais interessantes são os looks da porção final do desfile (da entrada 31 em diante): as peças com subversões espertas na proporção das silhuetas dos anos 1940 e 1950 e os vestidos plissados.
Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images

Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images

Tory Burch, inverno 2025. Foto: Getty Images
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes