Paris Fashion Week: Balmain, inverno 2025
Nova coleção da Balmain traz propostas mais fáceis e práticas para o dia a dia em nova fase da marca (e do mercado de luxo).

Nova locação, novo CEO, nova fase, novo tudo. Ou quase. Afinal, a silhueta, as proporções e as formas, principalmente dos acessórios, dão continuidade ao trabalho do diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, que já está há 14 anos no cargo.
Vamos de dentro para fora: faz dez meses que a marca francesa, que completa 80 anos em 2025, tem um novo chefe executivo: Matteo Sgarbossa. Suas principais tarefas são otimizar os resultados das coleções e produtos, aprimorar a comunicação e o engajamento com consumidores e novos colaboradores, além de elevar a experiência de compra de acordo com as origens couture da maison. Em outras palavras, ele está lá para melhorar os resultados e administrar com mais eficiência o fluxo de dinheiro da empresa.
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Leia mais: Tudo sobre a semana de moda de Paris de inverno 2025
Depois de algumas temporadas carregadas de espetáculo e trabalhos manuais intensos, a coleção atual, de inverno 2025, chega com propostas mais fáceis e confortáveis. Se antes boa parte dos desfiles era composta por itens cobertos por bordados ou peças de difícil aplicação no dia a dia, agora é quase o oposto.
Há um foco dobrado nos tricôs, jaquetas e peças utilitárias, bermudas cargo de couro, silhuetas casulo, bolsas amplas e práticas e muita bota felpuda. Os shapes, porém, são conhecidos: cintura marcada, desenhos arredondados nas partes de cima, comprimentos curtos e acessórios bold. São esses detalhes, aliás, que asseguram um entendimento ou uma assimilação direta com as clientes (bastante opulentas e reluzentes na primeira fila).
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Balmain, inverno 2025. Foto: Getty Images
Não que os adornos estejam banidos por completo. Além das estampas animais, com destaque para a zebra, há bordados brilhantes, tramas com pedacinhos de resina e texturas que imitam couro de crocodilo. Trata-se apenas de um ajuste de percurso em tempos (ou caminhos) um tanto mais complicados de atravessar.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes