SPFW N56: Dendezeiro
Marca de Pedro Batalha e Hisan Silva, Dendezeiro leva o cotidiano brasileiro para a passarela durante a SPFW N56.
Na metade do ano, Pedro Batalha e Hisan Silva, a dupla por trás da Dendezeiro, decidiu levar a sério as possibilidades de interatividade nas redes sociais. Eles publicaram uma caixinha de perguntas no perfil da marca no Instagram com a ideia de que seus seguidores sugerissem inspirações inusitadas para virarem roupa. E parte das respostas apareceu na passarela da SPFW N56, na noite de sexta-feira (10.11).
Dendezeiro. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Nasceu daí uma bolsa em formato de grama, uma mochila que simula um filtro de barro e um bucket hat inspirado em panos de prato. Objetos banais do cotidiano se tornaram itens de moda que formam uma série de peças no espírito “Brazilcore”, que a etiqueta soteropolitana constrói com tanta criatividade.
Dendezeiro. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Dendezeiro. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Por que não apresentar isso em uma coleção? Ou melhor: por que não transformar essa brincadeira num modo de criar roupa? “O Dendê-game nos deixou mais atento ao que está perto da gente, aos detalhes do dia a dia”, diz Hisan. O ordinário virou extraordinário, como é o caso das costas de uma cadeira de boteco que inspiraram a base de um corset.
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Em outros momentos, a produção é menos literal, mas engrandece o olhar, como a opção de deixar uma abertura na jaqueta para mostrar o piercing no umbigo. De maneira mais ampla, tem tudo a ver com o espírito da casa: trazer o periférico, aquilo que nem sempre está no centro, para o foco do todo e, ao mesmo tempo, fazer uma roupa que possa se adaptar ao corpo e às vontades de um maior número de pessoas.
Majur na passarela da Dendezeiro. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Dendezeiro. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
E esse DNA tem funcionado bem. Percebe-se pelas colaborações que não param de crescer. Criadores independentes e marcas atentas ao novo querem estar ao lado da Dendezeiro, como a artista plástica Annia Rizia, que assina uma série de peças com argila, e a Vehr, etiqueta de acessórios responsável pelas presilhas de cabelo, cintos, colares e anéis.
Outro destaque nesta estação é a preocupação com produtos com maior viabilidade comercial do que as experimentações que também marcam o trabalho de Pedro e Hisan, como as roupas acolchoadas. Uma segunda pele com estampa de cartazes de venda promete virar hit, bem como as camisetas baby look com os dizeres “BR S2” e as calças utilitárias.
Alexia Brito aka Bota Pó, na Dendezeiro. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Dendezeiro. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Emerson Góes (à esq.), Pedro Batalha (ao centro) e Hisan Silva (à dir.) Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
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