SPFW N57: João Pimenta
No topo do Edifício Martinelli, em São Paulo, João Pimenta amplia seu repertório de produtos com peças esportivas e de streetwear no último dia da SPFW N57.
Faz tempo – talvez toda sua carreira – que João Pimenta encara o dilema de mostrar uma coleção criativamente sem limites ou uma com forte e fácil apelo comercial. Seus dois últimos desfiles, por exemplo, foram poderosos, com imagens impactantes e carregadas de significados. Ambos tinham bastante produtos, só era difícil notá-los de forma isolada. O mais recente, na SPFW 57, foi ao contrário.
Realizada no topo do Edifício Martinelli, em São Paulo, a apresentação foi a investida mais direta do estilista no varejo. “Cerca de 70% das roupas são feitas de algodão”, diz João Pimenta. “Tem lã fria, náilon, paetês, mas fiz questão de trabalhar com um material possível.”
A possibilidade, no caso, diz respeito ao escalonamento da produção. Por se tratar de um material versátil, de fácil manuseio, boa durabilidade e preço não tão alto, é mais fácil – e viável – garantir uma oferta e estoque reforçados.
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Marcelo Soubhia
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
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A matéria-prima deu a deixa para a exploração de outras categorias do vestuário. A alfaiataria segue como carro-chefe da marca, porém agora ao lado de calças cargos amplas e bem soltinhas, jaquetas bomber, hoodies, camisetas, bermudas, parkas e macacões.
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Com referências esportivas e do streetwear, é evidente o esforço do criador em conquistar um cliente mais jovem. Vem daí algumas propostas inusitadas. Como disse a coleguinha na cadeira ao lado, a editora Chantal Sordi, “nunca achei que fosse ver uma estampa tie-dye numa coleção do João Pimenta”. Nem conjuntos de tricô com a mesma padronagem.
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Marcelo Soubhia
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
As surpresas nem sempre são boas. Funciona melhor quando bem misturadas à alfaiataria pela qual a grife é conhecida. O que também confunde é a quase repetição de looks. Cada modelo atravessava a passarela três vezes, com uma adição, redução ou modificação nas respectivas produções.
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
A intenção era mostrar funcionalidade e versatilidade. Tipo os blazers que podem ser usados como se fossem sobrepostos (apesar de serem uma única peça), ou desenrolados em algo como um sobretudo ou macacão. João queria também representar o fluxo de pessoas, estilos e identidades das ruas de São Paulo. A ideia é boa, mas compreensível só para quem ouviu a explicação do estilista.
João Pimenta, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Gustavo Scatena
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