Chapada Diamantina inspira novo menu do Notiê por Priceless
Uma incursão de nove dias na Chapada Diamantina, provando os sabores e vivendo a cultura local, inspirou o chef Onildo Rocha a criar o menu degustação da nova temporada do Notiê por Priceless: Terra Altar.
CONTEÚDO APRESENTADO POR MASTERCARD
Tem cortado de palma, abará, moqueca de jaca, bolinho de estudante e godó de banana. Tem caju, milho, cuscuz, coco; tem também alho negro, ovas, shissô, vieira e cordeiro. Ingredientes e preparações tradicionais da culinária baiana se misturam a outros, de diferentes origens, em criações improváveis e pra lá de bem apresentadas no novo menu degustação criado pelo chef Onildo Rocha para o Notiê por Priceless.
O restaurante, projeto da Mastercard instalado no terraço do Shopping Light, no centro de São Paulo, acaba de estrear a temporada Terra Altar, inspirada na incursão do chef e sua equipe de pesquisa pela Chapada Diamantina, na Bahia. Por lá, Onildo conheceu novos sabores e modos de fazer ligados à cultura local.
Em uma viagem de nove dias, a expedição – que inclui antropólogo, historiador e jornalista gastronômica –, acompanhou desde o preparo tradicional da farinha de mandioca até o plantio de frutas vermelhas e a produção de vinho, tudo ao longo do vasto e rico território serrano da Chapada. O resultado desse mergulho nas delícias do lugar está registrado não só na forma de um menu original, que pode ser provado em 5, 8 ou 11 tempos, mas também em uma série de conteúdo no Youtube da Mastercard.
Onildo Rocha define a Chapada Diamantina como um destino encantado. Essa, que é uma das mais conhecidas chapadas do Brasil, tem mesmo história para contar. Vale pontuar que muito, muito tempo atrás, aquilo tudo foi mar. E que antes de ser invadida por exploradores de ouro e diamante, a partir da década de 1840, a região era habitada pelos indígenas Maracá. A chegada dos escravizados, cuja cultura em algum momento se misturou à dos indígenas, fez surgir o Jarê, uma religião que só é encontrada por ali. Ela é definida como o “candomblé dos caboclos” e, além das influências dos batuques indígenas, traz os santos católicos, como Cosme e Damião, e a espiritualidade do kardecismo para os terreiros. Entre os relevos de formato característico, que criam paisagens incríveis, também há espaço para um alagado, o Pantanal do Marimbus.
Esses contrastes e peculiaridades se refletem no novo menu do Notiê por Priceless, cuja experiência não se limita aos pratos. A harmonização com vinhos é assinada pelas sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos. Entre os rótulos selecionados estão os da vinícola UVVA, que produz vinhos em Mucugê, município aos pés da Serra do Sincorá, que faz parte da Chapada Diamantina, nas terras mais altas do Nordeste, a 1.150 metros acima do nível do mar.
Por fim, o ambiente do restaurante, que ganha uma decoração nova a cada temporada, também faz parte dessa imersão sensorial. No painel retroiluminado de 18 m2, que fica no teto, a imagem de um tecido bordado à mão mostra os detalhes e ícones que identificam a cultura típica da região.
Para provar o menu Terra Altar é preciso fazer reserva pelo https://booking-priceless.com.br/
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes