7 lugares para comprar móveis vintage
Mauricio Arruda e Paulo Biacchi ensinam a fazer boas escolhas e dão o mapa da mina para encontrar móveis vintage.
Modernos e eternos: os dois adjetivos costumam caminhar juntos quando o assunto é mobiliário de qualidade e bom desenho. Os anos 1950 e 1960 foram prolíficos em grandes nomes do design, tanto aqui no Brasil (vide Sergio Rodrigues, Geraldo de Barros, Bernardo Figueiredo, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro) quanto lá fora, com Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Achille Castiglioni, Verner Panton e tantos outros. Encontrar bons móveis vintage, no entanto, pode ser um esporte arriscado. “Ou você assume o móvel nas condições que está ou compra já restaurado”, ensina o arquiteto Mauricio Arruda, sócio da Todos Arquitetura e garimpeiro contumaz.
O restauro de móveis vintage exige mão de obra especializada, e tentar resolver por conta própria nem sempre é uma decisão sábia. Maurício também recomenda não criar expectativas de encontrar aquele móvel dos sonhos na condição perfeita e com preço amigável. “Garimpar é menos sobre você achar os móveis e mais sobre deixar os móveis acharem você. Daí também a importância de fazer essa busca com frequência. Para quem gosta, garimpar é um hábito”
Já para o designer Paulo Biacchi, que costuma aparecer nas suas redes sociais salvando pérolas de caçambas espalhadas por São Paulo, o caminho é o oposto. “Se você não é um estudioso do assunto, com olhar treinado de colecionador, uma boa proposta é buscar peças sem assinatura, mas que tenham originalidade, algo como um garimpo econômico. Funciona bem para quem tem uma veia maker”, ele detalha.
Ou seja: não há uma fórmula mágica para garimpar peças que venceram o tempo. Mas um ótimo começo é ter fontes confiáveis. A seguir, Maurício e Paulo dão o mapa da mina para quem quer encontrar móveis vintage.
Foto: Reprodução Instagram
A loja carioca tem foco em luminárias, mas guarda ainda outros objetos interessantes, como cinzeiros, revisteiros e outros pequenos objetos. A dica veio de Paulo Biacchi.
Foto: Reprodução Instagram
O espaço, em São Paulo, tem vários minicenários montados com as peças disponíveis, já trazendo ideias de composição para o uso na sua própria casa. Alguns desses espaços foram assinados pelo arquiteto Mauricio Arruda, que deu a dica do endereço.
Foto: Reprodução Instagram
Móveis, livros, pinturas, molduras, louças, tapeçaria ⎼ existe de tudo um pouco na paulistana Laranja Vintage, que entrega seus achados para todo o Brasil. A curadoria é divertida e mistura peças de diferentes épocas e estilos.
Foto: Reprodução Instagram
Giuseppe Scapinelli, Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues são nomes frequentes no acervo de móveis vintage da Ben-Hur Antiguidades. Com quase 20 anos de história, esse antiquário paulistano entrega peças com restauro bem feito ⎼ tanto para venda quanto para locação. Outra dica preciosa de Paulo Biacchi.
Foto: Reprodução Instagram
Loja paulistana com boa seleção de peças do modernismo brasileiro ⎼ e outras tantas de épocas ainda mais antigas, com muita madeira torneada e acabamentos entalhados. Mauricio Arruda costuma garimpar por lá.
Foto: Reprodução Instagram
O paraíso online para colecionistas e admiradores do design industrial. A pegada divertida valoriza o upcycle ⎼ as peças circulam com velocidade por lá, então vale manter o olhar atento.
Foto: Reprodução Instagram
Peças assinadas e bom restauro fizeram a tradição dessa loja localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, ponto de peregrinação de arquitetos que buscam aquela peça com nome, sobrenome e endereço futuro.
Leia também:
Garimpos online conquistam apaixonados por decoração
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes