As cortinas estão de volta! Veja 9 ideias para tirar o melhor proveito delas
Além de ajudar no conforto térmico e na economia de energia, as cortinas podem dividir espaços e acrescentar muito estilo aos ambientes. Confira.
Nos últimos anos, um janelão nu e cru na sala era motivo de orgulho para os millennials. As cortinas eram consideradas dispensáveis e até inimigas da praticidade – um depósito de pó fora de moda. Mas parece que o jogo virou.
De acordo com o relatório de tendências para 2024 da WGSN, o interesse pelas cortinas deve crescer cada vez mais, não apenas sob o ponto de vista estético, mas principalmente funcional: o item é um elemento-chave para a economia de energia e o conforto térmico, ajudando a manter a temperatura da casa agradável sem o uso de aquecedores ou ar-condicionado. O uso de materiais tecnológicos vai permitir, ainda, que as cortinas purifiquem o ar e que possam captar e difundir a luz diurna.
Além disso, o uso das cortinas não precisa se limitar às janelas. Elas também são uma alternativa esperta para separar espaços, sem que seja necessário subir paredes, e podem ainda ser uma maneira econômica e certeira de acrescentar uma bela dose de estilo ao ambiente. Veja, a seguir, 9 projetos com cortinas para você se inspirar:
Cortinas no lugar da pintura
Foto: Kadu Lopes
O projeto do Spaço Interior é uma boa inspiração para as pessoas que alugam imóveis: em vez de investir em uma pintura diferenciada, que deve ser desfeita em uma eventual devolução do imóvel, a cortina preenche toda a superfície e revitaliza o espaço sem grandes reformas.
Cortinas no home theater
Foto: Gisele Rampazzo
Além de dividir a varanda da sala de estar, as cortinas deste projeto da arquiteta Natalia Salla se tornam, nos dias de cinema em casa, o fundo perfeito para o telão embutido no teto do apartamento. A divisão fica escurinha e aconchegante.
Integração e aproveitamento da luz natural
Foto: Wilian Olivato
Neste projeto da Baya Arquitetos, a área de lazer está totalmente integrada ao espaço gourmet, com porta de correr de seis folhas. A aplicação de cortina rolô retrátil permite ao morador desfrutar da iluminação natural e, assim, diminuir o uso de energia elétrica.
Cortinas no home office
Foto: Kadu Lopes
No projeto do escritório Spaço Interior, as cortinas brancas instaladas no dormitório não servem apenas para filtrar luz. Elas também separam o quarto da varanda, onde funciona o home office. É só fechar no final do expediente caseiro e o quarto está pronto para uma boa noite de sono.
Janelão de apartamento
Foto: Sergio Scripilliti
Em lançamentos imobiliários mais recentes, é comum que a varanda seja envidraçada e se torne uma extensão do apartamento. As cortinas no estilo persiana são uma alternativa para garantir alguma privacidade aos moradores sem abrir mão da luz natural, como neste projeto da arquiteta Isabela Fraia. A instalação das cortinas foi feita pela Rollox Home Decor.
Pé direito alto
Foto: Julia Herman
Janelas no lugar de paredes garantem um espaço iluminado e mais bem arejado, além de permitir uma amplitude maior da divisão. A arquiteta Marta Martins evidenciou isso ao colocar um janelão com o pé direito alto separando a sala de estar da sala de TV. Porém, quando é necessário um ambiente com iluminação amena, as robustas cortinas cinzentas ajudam a regular a entrada de luminosidade.
Cortina camuflada
Foto: Xavier Neto
As cores dos móveis, das paredes e das cortinas são harmoniosamente combinadas neste projeto do escritório Paiva e Passarini Arquitetura. O efeito delicado e translúcido faz toda a diferença na ambientação.
Cortinas para acrescentar textura
O escritório de arquitetura studiodwg aplicou a cortina texturizada e transparente como uma continuação da cabeceira da cama. O uso do acessório, do Ateliê de Cortina, preservou a iluminação durante o dia e aumentou a dose de aconchego à noite.
Luz difusa no quarto do bebê
Foto: Divulgação
O quarto para bebê do Studio Kaju, das arquitetas Kamila Pasqualli e Juliana Mauro, tem cortinas no mesmo tom das paredes em duas camadas: a primeira deixa entrar a luz difusa, para um ambiente agradável; já a mais grossa bloqueia a entrada de luminosidade para garantir a melhor qualidade de sono da criança.
Leia também:
Cozinha retrô: 8 dicas de decoração para uma viagem no tempo
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes