Bontempo une design, arte, moda e gastronomia em novo projeto

Com mais de quatro décadas de história na movelaria, a Bontempo se prepara para entrar em uma nova fase. À frente está Rafaela Stedile, gerente executiva da empresa, que fala à ELLE sobre o que foi e o que ainda está por vir.


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Fotos: Wesley Diego



CONTEÚDO APRESENTADO POR BONTEMPO

O encontro de Rafaela Stedile com a movelaria era inevitável. Com uma infância toda passada nos quintais da Bontempo, fabricante gaúcha de móveis planejados de luxo, ela é a sexta geração de empreendedores no segmento. Essa conexão, porém, é mais do que uma história de família. Hoje, ela é gerente executiva da empresa e uma das pessoas à frente de grandes projetos que marcam sua nova fase. No bate-papo a seguir, ela conta sobre a sua trajetória e dá detalhes sobre o que a Bontempo vai trazer para o mercado ainda este ano.

O empreendedorismo faz parte do DNA da sua família. Você sempre soube que queria seguir esse legado?
Meu pai é um dos sócios-fundadores da Bontempo e a minha mãe tem uma carreira muito linda na docência. Eu sempre vi os dois muito realizados, mesmo batalhando muito. Por causa deles, sempre tive a noção de que o trabalho seria uma grande fonte de realização pessoal para mim. Sempre tive muita vontade de construir e conquistar coisas. Meu sonho era ser uma pessoa ocupada. (risos) Mas ser sucessora de uma empresa tem seus desafios, e nem sempre achei que daria conta do que eu precisava fazer. Mesmo fazendo parte da Bontempo na época, pensava em ter o meu próprio negócio em outro segmento. Por fim, as coisas mudaram. A afinidade com a área de marketing e com a empresa falou mais alto: finalizei minha graduação em administração e acabei construindo minha carreira na Bontempo.

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Foto: Fran Parente (obra Casa Bontempo). Projeto arquitetônico FGMF

Como foi o seu processo de envolvimento com a empresa?
Foi tudo muito natural. A empresa fica em São Marcos, uma cidade pequena no Rio Grande do Sul, onde todo mundo se conhece, e é também onde eu nasci. Então, sempre fui a “Rafa da Bontempo”. Eu cresci dentro da fábrica e foi natural terminar o ensino médio, entrar na faculdade e já começar a trabalhar na empresa. Fiquei dois anos como auxiliar de produção, tirando peças das máquinas, pintando e colando as bordas. Depois, fui para a área administrativa, onde fiquei por um ano, até mudar para o marketing e gerenciar a equipe de mercado – setores onde continuo envolvida desde então. Foi muito bom experienciar diferentes áreas da empresa, mas também tive a sorte de me interessar mais pela área em que realmente minha presença era necessária.

Vocês estão inaugurando a Casa Bontempo, em São Paulo. Como surgiu esse projeto e qual o seu objetivo?
Para nós, como empresa, sempre foi muito importante estar perto das pessoas e, por isso, fizemos questão de receber todo mundo em nossa fábrica, na Serra Gaúcha. Contudo, sentíamos a necessidade de estar em uma cidade maior, onde pudéssemos levar a essência da Bontempo. Esse espaço é nossa casa fora de casa. Não é uma loja, porque nosso objetivo principal não é vender. É um espaço multicultural de conexão, trocas e experiências, onde podemos trazer diferentes áreas que complementam o universo da empresa, como o design, a arquitetura, a arte, a moda e a gastronomia. E nós queremos que ele possa ser usado de diferentes formas, por diferentes empresas e parceiros, com exposições, lançamentos de produtos e desfiles. Queremos que a Casa Bontempo seja um palco para encontros.

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Casini 3D Studio (Render 3D)

Por que foi tão importante para vocês trazer a arte para a Casa Bontempo?
Acreditamos muito na autoexpressão, em mostrarmos para o mundo quem somos, o que fazemos, do que gostamos e todo o nosso potencial. A arte, assim como os móveis, ocupa essa função. Ela não fala apenas sobre uma identidade individual, e sim de uma cultura inteira. Na Casa Bontempo, nós queríamos celebrar a pluralidade brasileira e acreditamos que a melhor ferramenta para isso seja a arte. Sabemos que não somos uma galeria, que não somos um museu. Mas nosso fio condutor é trazer uma experiência enriquecedora, independentemente de qual meio vai ser utilizado. E, nessa combinação de universos diferentes, esperamos trazer experiências especiais, que despertem o interesse e a curiosidade de quem visita o espaço.

Quais pontos do DNA da Bontempo são absolutamente inegociáveis para você e
que você deseja manter?
Estamos pautados em quatro valores, que nos acompanham desde sempre. O primeiro é a paixão. Somos realmente muito apaixonados pelo que fazemos. Vemos um privilégio gigantesco em poder estar dentro da casa das pessoas. E é isso que motiva a gente a sempre melhorar e a entregar exatamente o que o nosso cliente quer. O segundo ponto é o respeito. Nos preocupamos genuinamente com as pessoas que trabalham conosco, respeitamos suas escolhas e abrimos espaço para que elas possam se expressar. O terceiro é a inovação. Somos muito inquietos e estamos sempre abertos a ouvir as necessidades do mercado. A gente acredita que as empresas que mais terão prosperidade são aquelas que mais conseguem se adaptar sem sofrer. E, por último, a sofisticação. Fazemos tudo muito bem feito e com carinho. Cuidamos de todos os detalhes com muita atenção.

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