Guia de sobrevivência ao verão: como deixar a casa fresca e confortável nos dias de calor extremo
Do fluxo de ar à escolha dos tecidos, veja dicas práticas de como deixar a casa fresca durante as ondas de calor.
Com as temperaturas e sensação térmica altas, aprender como deixar a casa fresca se torna fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade do sono. A seguir, confira como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na forma como o calor se instala dentro do lar.
Comece pelo fluxo do ar

Varanda assinada pelo arquiteto Olegário de Sá tem janelas altas, que garantem boa ventilação. Foto: Wilson Dorigon
Se a ideia é transformar o lar em um refúgio climático, o primeiro passo está em observar como o calor entra e circula pelos espaços. A ventilação cruzada, por exemplo, é uma das soluções mais eficientes e acessíveis para quem busca como deixar a casa fresca. Abrir janelas em lados opostos do imóvel cria uma corrente de ar contínua que ajuda a expulsar o ar quente acumulado e renovar a atmosfera interna.
Outra estratégia é ajustar a abertura das janelas ao longo do dia e, durante as horas mais quentes, por exemplo, mantê-las parcialmente fechadas para evitar a entrada de ar aquecido. Já no início da manhã e à noite, vale aproveitar a queda de temperatura para promover a circulação natural e resfriar os ambientes.
LEIA MAIS: CADEIRA DE BALANÇO PARA VARANDA: VEJA COMO A PEÇA PODE TRANSFORMAR O AMBIENTE
Aposte em tecidos e materiais leves

Sala de estar assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni conta com tecidos e materiais leves. Foto: Carlos Piratininga
Além do ar em movimento, os materiais presentes no décor também influenciam na sensação térmica dos espaços. Tecidos leves e naturais, como linho e algodão, evitam a retenção de calor. Portanto, aposte em cortinas mais leves, que permitem a entrada de luz e a passagem do vento, além de tapetes e almofadas de fibras naturais.
A paleta certa

Projeto assinado pelo escritório DalArqui conta com tons claros Foto: Maura Mello
Outra dica essencial sobre como deixar a casa fresca está na escolha de cores e materiais. Superfícies escuras tendem a absorver mais calor, enquanto tons claros refletem a luz solar e ajudam a manter a temperatura interna mais estável. Trocar capas de almofadas, mantas e até tapetes por versões em tons suaves pode contribuir para uma sensação térmica mais agradável e ainda atualizar a decoração com uma leveza sazonal.
LEIA MAIS: 10 itens de decoração para a casa que transformam qualquer espaço
Plantas como aliadas térmicas

Projeto da arquiteta Luana Lima Fox aposta em plantas para trazer um frescor para a casa. Foto: Fran Parente
Plantas também são grandes aliadas durante os dias mais quentes. Espécies como espada-de-são-jorge, samambaias e jiboias ajudam a umidificar o ar e criam microclimas que tornam os ambientes mais respiráveis. Portanto, distribuí-las em diferentes pontos da casa pode ajudar a suavizar o impacto do calor em áreas mais expostas ao sol, como salas e quartos.
Menos calor à noite
À noite, quando já ficamos preocupados em ter o sono perturbado pela onda de calor, planeje um ritual de como deixar a casa fresca com estratégias simples. Experimente desligar aparelhos eletrônicos que não estão em uso e evite lâmpadas incandescentes. Além disso, aposte em roupas de cama respiráveis e mantenha as janelas abertas sempre que possível.
LEIA MAIS: Decoração boho chic: como aderir ao estilo na sua casa
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



