Cores neutras na decoração e integração de ambientes guiam projeto de casa em São Paulo
Mobiliário e objetos em tons de azul, marrom e cinza, além de obras de arte, complementam paleta de cores neutras na decoração.

Paleta de cores neutras na decoração, ambientes integrados e áreas confortáveis para receber amigos e familiares. Essas são algumas premissas que guiaram o projeto de interiores desta casa de 1000 m² situada na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo, assinado pelo escritório In House.
Os moradores buscavam referências mediterrâneas e um design contemporâneo. Eles queriam atemporalidade, como explica Betina Barcellos, que divide a empresa paulistana com a sócia Andrea Bugarib.
LEIA TAMBÉM: DECORAÇÃO DA SALA: 7 IDEIAS PRÁTICAS E CHARMOSAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Off-white e tons de marrom preenchem living. Foto: Evelyn Müller
As designers se debruçaram sobre uma paleta P&B, com discretas aplicações de cores como fendi, terracota e marrom, presentes no mobiliário e nos tapetes da sala de estar. Com isso, obras de arte munidas de tons mais vibrantes se sobressaem. Há ainda a sala de TV, toda pintada em tom de azul profundo.
Sala de TV foi pintada com tom de azul profundo. Foto: Evelyn Müller
“Ela (a moradora) não queria muita cor, mas uma casa branca, tanto que a boiserie é leve”, disse Betina. “Tem tons de off-white e verde, mas não são chamativos”, disse.
LEIA TAMBÉM: EVENTOS DE DESIGN EM 2025 PARA FICAR DE OLHO
Em projeto, living foi integrado à sala de jantar e cozinha. Foto: Evelyn Müller
Bar com balcão arredondado complementa sala de estar. Foto: Evelyn Müller
Outro destaque no projeto foi a implantação de um bar na área comum, com balcão arredondado e banquetas altas. Segundo a designer, apesar de ser uma estrutura muito comum nos anos 1980, ela tem sido mais procurada atualmente. Já o quarto infantil, desenvolvido para os netos dos moradores, tem décor temático e, por isso, o teto recebeu pintura branca e vermelha, em referência às lonas de circo.
Obras de arte com cores vibrantes se destacam em ambientes. Foto: Evelyn Müller
Para ajudar na integração no layout, as designers apostaram na aplicação de um piso de madeira engenheirada, que percorre a sala de estar e segue até a cozinha – com conceito aberto, amplo, pensado na moradora, que adora cozinhar. “É uma casa aconchegante. Não tem sofá longe da mesa de centro, tem sempre uma mesa lateral para apoio”, complementa Betina.
Foto: Evelyn Müller
Quarto infantil com temática de circo. Foto: Evelyn Müller
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes