Decoração da sala: 7 ideias práticas e charmosas que fazem a diferença
Da paleta de cores ao mix de texturas, dos móveis versáteis aos acessórios de destaque, descubra como transformar o ambiente com dicas e soluções inspiradoras.

Existem diversas maneiras de transformar a decoração da sala de uma forma rápida e charmosa – e sem a necessidade de quebra-quebra ou grandes intervenções. É possível, por exemplo, adicionar toques de cor nas superfícies, investir em objetos e acessórios que realçam o décor ou apostar em itens que garantem aconchego e mudam o clima do ambiente, como capas novas para as almofadas, plantas e pontos de iluminação suave.
LEIA TAMBÉM: PLANTAS DE CASA: VEJA COMO CUIDAR DAS VERDINHAS EM DIAS MAIS QUENTES
“Para mudar a decoração de um espaço, gosto de trabalhar com elementos que trazem personalidade e conforto, como tapetes bem dimensionados e luminárias que adicionam sofisticação, além de uma iluminação intimista e funcional”, conta o arquiteto Felipe Carolo, que não abre mão das texturas naturais para criar uma base acolhedora e convidativa em seus projetos.
“Objetos que imprimem autenticidade aos ambientes, como cerâmicas artesanais, vasos de vidro e peças de madeira fazem a diferença. Outra solução que considero transformadora é o mix de almofadas com tecidos e estampas variadas que dialogam com a paleta geral do projeto”, pontua.
E, claro, os móveis e acessórios que criam pontos de destaque nos ambientes não podem ficar de fora. “Adicionar cor nos detalhes, em objetos ou no revestimento de alguma peça, como uma poltrona, tem o poder de transformar a decoração”, afirma o arquiteto Rodrigo Cunha, que também considera as possíveis composições em ambientes integrados bastante comuns nos projetos atuais.
“Podemos fazer ligações entre a sala e a cozinha através de banquetas com um design elegante ou do mobiliário com o mesmo acabamento, para que haja um equilíbrio entre a decoração e a funcionalidade dos espaços”, resume.
Se você está com vontade de mudar o clima e a decoração da sua sala, veja abaixo sete ambientes inspiradores com dicas fáceis de reproduzir.
Aplicar cor na parede muda o ambiente e realça os contrastes
Invista na pintura. A dica aqui é evidenciar os contrastes: para espaços com móveis escuros, eleja tons luminosos. Para ambientes de base clara, vale arriscar em tons médios sólidos e dessaturados, como este lindo azul que vibra junto do rack, tapete e demais superfícies no projeto do SP Estúdio.
Foto: Instagram/@spestudio | Denilson Machado
Peça em evidência: design modernista com roupagem atual
Toda sala merece um item de personalidade no ambiente, como uma peça de design assinado com um toque contemporâneo. No projeto abaixo, o arquiteto Rodrigo Cunha escolheu evidenciar a poltrona revestida num tom marsala, criada por Giancarlo Palanti, em 1948, durante sua parceria com a arquiteta Lina Bo Bardi no Studio Palma.
Foto: Instagram/@rodraarq | Maura Mello
Decoração da sala: aposte na versatilidade do mobiliário solto
Mesas de centro e laterais que podem ser facilmente deslocadas pelo ambiente são curingas na decoração, principalmente se tiverem alturas diferentes, o que possibilita diversos usos e disposições. Além de arrumações delicadas, como neste projeto da Figa Arquitetura, em que livros e objetos ficam dispostos nas mesas de pés delgados e tampos de formato orgânico.
Foto: Instagram/@figaarquitetura | Ricardo Bassetti
LEIA TAMBÉM: VIBE SOLAR: MÓVEIS PARA ÁREA EXTERNA E ACESSÓRIOS COM A CARA DO VERÃO
Telas, tecidos e tapeçarias dão um up na decoração da sala
Painéis pintados à mão, tapeçarias com tramas e bordados, telas de dimensões generosas ou bandeiras com ilustrações são ótimas soluções para criar um ponto focal interessante e preencher de cores e formas as superfícies, como fez a arquiteta Duda Senna, que emoldurou um tecido colorido para levar alegria a este canto de sua sala.
Foto: Instagram/@dudasennaarquitetura | Gisele Rampazzo
Quadros, sofá, tapete e almofadas na mesma paleta de cor
Definir as cores que estarão presentes na decoração da sala ajuda a conquistar um ambiente harmônico. Neste projeto do arquiteto Felipe Carolo, o sofá de veludo verde é a peça central. A ele se unem o tom neutro do tapete de lã de carneiro, as nuances terrosas das almofadas e até os pontos de cor presentes nos quadros.
Foto: Instagram/@felipecaroloarq | Ruy Teixeira
Luminárias de piso e pendentes mudam o clima na decoração da sala
Ao posicionar a luminária de piso Li ao lado do sofá de linhas curvas, a arquiteta Larissa Chade garantiu o clima acolhedor e ainda adicionou um item escultórico ao espaço. Assinada pela designer Adriana Yazbek, a peça é revestida de tecido e papel japonês Kozo e confeccionada com um a cinco gomos, inclusive na versão pendente.
Foto: Instagram/@larissachadyarquitetura
LEIA TAMBÉM: 5 TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES PARA 2025, SEGUNDO OS PROFISSIONAIS
Aconchego com mix de texturas e plantas para interiores
Esta sala, projetada pelas arquitetas Thais Meireles e Carol Rezende, da Pró Arquitetura, ganhou aconchego imediato com a parede de tijolinhos aparentes, que promove um contraste de texturas com os demais materiais. Outro ponto acolhedor é a composição de plantas de meia-sombra como jiboias, peperômias, marantas e zamioculcas.
Foto: Instagram/@proarquitetura | Estudio BPR
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes