Decoração maximalista: como apostar na tendência em 2025
A mistura ousada de estilos, estampas, cores e objetos pode deixar os ambientes repletos de personalidade – ou muito carregados. Então, descubra aqui como aplicar esse mix em casa na dose certa.
Entre as tendências para interiores apresentadas pelo Pinterest Predicts para 2025, a decoração maximalista, em oposição ao minimalismo e tons neutros dos últimos anos, ganha destaque. Este movimento, batizado pela plataforma de “Lar, eclético lar”, indica que a decoração seguirá um rumo vibrante e de forte expressão pessoal, em que a mistura de estilos como o vintage, o moderno, o boho e o chique será muito bem-vinda. Com ambientes repletos de cores, objetos afetivos, composições de quadros, garimpos, padronagens diversas e sobreposições, a tendência de puro amor pela casa é praticada especialmente pela geração X e os boomers.
E, para amarrar essa temática cheia de liberdade e, claro, com alguns bons toques de exagero, o estudo da rede social reuniu temas que tiveram um aumento expressivo nas buscas nos últimos tempos, como decoração de parede com tecido, apartamento eclético, quarto boho eclético, maximalismo eclético e maximalismo vintage. A seguir, destrinchamos esses tópicos para inspirar você a criar cenários contemporâneos cheios de estilo e alinhados com a tendência onde mais é mais.
Decoração maximalista: as paredes se vestem de tecidos
Foto: Instagram/@kate_rose_morgan
Engana-se quem acredita que o maximalismo se resume a ambientes repletos de cacarecos e misturas absurdas. Ao contrário, para um resultado bacana, é preciso dosar e coordenar cores e estampas. Como neste ambiente em que a mesa segue exatamente o tom rosado do tecido maxifloral na parede, que, por sua vez, também faz um elo com a padronagem delicada do pufe.
Leia também:
Decoração com contraste e outras tendências para casa em 2025, segundo o Pinterest
Clássico, chique e toques de dopamine decor em harmonia
Foto: Instagram/@honeyidressedthepug
Com um aumento de mais de 630% nas buscas para “apartamento eclético”, podemos afirmar que o interesse pelo mix de estilos está em alta. Neste exemplo, a sala mescla itens clássicos como as sancas no teto, a moldura da lareira e o veludo nos estofados a peças atuais e descontraídas, bem dopamine decor, como o tapete quadriculado, a mesa de estética bold e a baqueta de cogumelo.
Quarto boho eclético com itens artesanais e estampas delicadas
Foto: Instagram/@houseofhackney
Com uma base clara, este quarto é composto por uma mistura interessante: a luminária de fibra natural e os objetos artesanais garantem o clima boho, enquanto o tecido floral liberty, romântico, reveste o nicho onde se encaixa a cama com colcha na mesma estampa. O recorte dessa estrutura, de linhas ornamentadas, segue a vibe clássica da cadeira de madeira vergada.
Mais é mais: no maximalismo eclético pode tudo (ou quase)
Foto: Instagram/@overatno18
Em uma decoração máxi, o medo de errar passa longe. Nessa proposta, vale experimentar e deixar à mostra tudo o que traz felicidade ou tem algum significado especial para o morador. Portanto, cores vibrantes, mix de estampas e texturas e composições de quadros e objetos são a cara do maximalismo eclético, termo que registrou um aumento de 215% nas buscas.
Leia também:
Memphis Milano: conheça o estilo que inspirou a casa do BBB 22
Decoração maximalista com mobiliário e acessórios vintage
Foto: Instagram/@well.homed
Por fim, outro termo que saltou mais de 260% nas pesquisas por inspirações foi o maximalismo vintage. Nessa ideia, valem as misturas mencionadas acima, mas o destaque fica para as peças com design futurista das décadas de 1960 e 1970, em cores acesas como o laranja, o roxo, o pink e os tons cítricos. E sim, está liberado colecionar e exibir todos os itens garimpados pela casa.
Leia também:
Cozinha retrô: 8 dicas de decoração para uma viagem no tempo
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes