Designer Guilherme Wentz lança cadeira e luminária que evocam textura do papel

Coleção Papel, do designer Guilherme Wentz, celebra a imperfeição e será apresentada nesta quarta (2.07), em São Paulo.


Designer Guilherme Wentz: coleção Papel
Designer Guilherme Wentz lança nova linha com luminárias e cadeira. Foto: Gleeson Paulino / Divulgação



Uma cadeira e luminária que parecem feitas de papel, quase amassadas, de traços imperfeitos. Essas são algumas ideias por trás das novas criações do designer Guilherme Wentz na Coleção Papel, que será lançada oficialmente nesta quarta (02.07), em sua loja conceito nos Jardins, na capital paulista.

LEIA TAMBÉM: Sentimento e identidade inspiram o volume 04 da ELLE Decoration Brasil

Alguns exemplares da linha já haviam sido apresentados mês passado, na edição carioca da DW!, em exposição da loja Arquivo Contemporâneo. Assim como outras criações Wentz, entre elas, a Untitled, de 2023, as novas peças também remontam ao imperfeito, contou o designer. 

Designer Guilherme Wentz

Foto: Gleeson Paulino / Divulgação

“Era uma coleção muito em cima da imperfeição e desse imaginário, de um personagem que vive numa cabana no meio da floresta e construiu os móveis com os próprios recursos”, relembra. Itens produzidos com tábuas de madeira desiguais e um sofá que parecia feito com almofadas amarradas são alguns exemplos da linha.

Para Coleção Papel, ele se debruçou sobre um material sintético chamado tyvek, já usado na moda e arquitetura, feito a partir de fibras de polietileno de alta densidade: “Ele estava na minha cabeça há algum tempo”.

LEIA TAMBÉM: NOVA LINHA DE DECORAÇÃO DA LOUIS VUITTON É APRESENTADA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL

Ele explica que o escolheu, primeiramente, por sua resistência à umidade e pela possibilidade de ser lavado e costurado: “Segundo, pelo significado que tem em trabalhar com essa textura amassada, que é um símbolo semântico que está na cabeça de todo mundo, independentemente da cultura, essa coisa do papel amassado, do desenho que falhou, do erro”, disse.

Designer Guilherme Wentz: coleção Papel

Foto: Gleeson Paulino / Divulgação

Feita em edição limitada, a cadeira Papel tem estrutura de fibra de vidro, que garante a sustentação, e revestimento em tyvek. “Eu quis desenhar uma cadeira que parecesse ser feita apenas de papel”, explica o designer. “Como se fossem folhas dobradas”. Também moldada à mão, a luminária Papel, de cúpula arredondada, será disponibilizada em dois tamanhos.

Segundo o designer gaúcho, sua marca fundada em 2016 passa hoje por um processo de consolidação no mercado, impulsionada também por uma presença internacional. Atualmente, ele conta com representações nos Estados Unidos, Itália, Uruguai, Argentina e em Dubai. “Estamos com um plano de expansão para uma loja maior aqui em São Paulo”, disse.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes