Sentimento e identidade inspiram o volume 04 da ELLE Decoration Brasil
Edição traz entrevistas exclusivas, ensaios e reportagens que analisam como o design, a arquitetura e as artes reagem às crises da atualidade

Em um mundo hiperconectado, tomado por crises climáticas e políticas, a reflexão sobre identidade e sentimento é mais do que necessária, é vital. Em ELLE Decoration Brasil, a discussão ganha força e se amplia pelos campos criativos, ultrapassando o design, a decoração e a arquitetura para abraçar também a arte. É sob esse enfoque que reportagens, artigos e ensaios dão vida às 224 páginas do volume 04 do título, que está sendo lançado agora.
Para reforçar sua vocação perene, como já é tradição, a revista vem no formato livro, com capa dura, e reúne matérias e entrevistas exclusivas, como a da jornalista e crítica de artes Maria Hirszman com o curador da 36a Bienal de São Paulo, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, que propõe superar fronteiras para buscar um novo humanismo, por meio da arte e da poesia. A exposição, que ocorrerá entre setembro e janeiro de 2026, usa os estuários como metáfora. A temática ainda inspira o ensaio visual com imagens de fotógrafos que vivem nesses locais e traz texto assinado pela diretora de conteúdo de ELLE Decoration Brasil, Eliana Sanches.
Foto: André Klotz
No mundo da arquitetura e design, apresentamos ideias que pautaram tanto a Semana de Design de Milão quanto a Expo Osaka-Kansai – esta última representada por uma matéria feita com o designer e arquiteto Oki Sato, fundador do escritório Nendo. Ele nos mostra pessoalmente e em detalhes o Pavilhão japonês que criou para a exibição, com foco na reciclagem de resíduos para gerar água.
LEIA TAMBÉM: BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA PROPÕE SOLUÇÕES PARA UM MUNDO EM CRISE CLIMÁTICA
Falamos ainda sobre projetos de reurbanização de favelas, embasados na vertente da arquitetura social, como o Fazendinhando e o Favela 3D, em reportagem de Iracy Paulina. Enquanto a redatora-chefe da revista, Denise Gustavsen, traça perfis de jovens designers que estão ajudando a redefinir a cena por meio de coletivos informais.
Faye Toogood – Womanifesto! Foto cortesia do estúdio Toogood
Conhecemos ainda a morada idílica da empresária Betty Prado, na Serra da Bocaina. Um refúgio praiano no litoral paulista, com projeto de Gui Mattos, e o apartamento com ares de galeria de arte na região da Avenida Paulista, atualizado pelo Studio Gaibola, além da casa soteropolitana de Vik Muniz e sua companheira Malu Barreto.
LEIA TAMBÉM: CONHEÇA OS FINALISTAS DO EDIDA BR 2025
A edição revela a relação de Pedro Almodóvar com o morar (ele acaba de assinar uma coleção de móveis!) e os novos projetos de Humberto Campana. Traz entrevistas com as designers Laura Bethan Wood e Faye Toogood, além de matérias e novidades sobre Formafantasma, Karim Rashid, India Mahdavi, Nina Yashar, Patricia Urquiola, Marina Abramovic, Britt Moran e Emiliano Salci. Uma galeria de criadores de peso!
Foto: Valentina Sommariva
Na revista, você também encontrará fotografadas as 59 peças finalistas do ELLE Deco Brasil Design Awards, o EDIDA BR. A premiação, sob curadoria da diretora de conteúdo Taissa Buescu, está no seu terceiro ano e, no dia 24 de junho, revelará os principais lançamentos de design de 2024 em cerimônia no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Acompanhe a cobertura do evento pelas nossas redes sociais e garanta sua ELLE Decoration. É para ler aos poucos, degustando!
Clique aqui para comprar seu exemplar da ELLE Decoration Brasil Volume 4!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes