8 dicas de feng shui para a sua casa

Manter ambientes organizados e apostar em plantas são algumas das dicas de feng shui.


Dicas de feng shui
Dicas de feng shui: plantas ajudam a melhorar energia dos ambientes. Foto: Leo Patrizi / Getty Images



Técnica milenar chinesa, o feng shui se popularizou como uma forma de alcançar equilíbrio de energias e prosperidade em casa. Mas não pense que, para isso, é preciso derrubar paredes ou se desfazer dos móveis. Com uso de cristais, plantas e espelhos, por exemplo, é possível “corrigir” os desequilíbrios energéticos, como explica a especialista de feng shui e neuroarquiteta Cris Paola, autora do livro Sua Casa Tem Alma – Guia Prático de Feng-Shui (SMP Editora).

LEIA TAMBÉM: BANCADA, CUBA E ESPELHO: 6 COMPOSIÇÕES PARA UM BANHEIRO DECORADO

No feng shui, o processo todo começa com uma “leitura” do ambiente. O ba’guá, um tipo de mapa octogonal, é posicionado sobre a planta do seu lar e o divide em nove áreas, que representam diferentes aspectos da vida, como “carreira e trabalho”, “família” e “relacionamento”. Quando essas áreas são ativadas corretamente – por meio de pequenas alterações no ambiente – podem influenciar a vida dos moradores.

Outra forma de avaliar a energia da casa tem a ver com o próprio cotidiano, como explica Cris. “É onde ninguém senta. Se você tem um pet e ele jamais fica ali”, exemplifica. “Se você vai num lugar onde você não se sente bem, você imediatamente quer ir embora. Isso é uma leitura rápida do entendimento de energia”.

A seguir, confira mais dicas de feng shui:

 LEIA TAMBÉM: CASA FLORIDA: 8 LINDAS IDEIAS DE ARRANJO DE FLORES E FOLHAGENS
  1. Objetos quebrados e ambientes desorganizados

Desorganização, objetos defeituosos ou quebrados podem impactar negativamente a energia do ambiente. No entanto, antes de jogar tudo no lixo, analise o sentido desses itens para você. Às vezes, um vaso com uma pequena lasca, presenteado por algum parente querido, carrega lembranças afetivas positivas. “O mais importante é o significado que ele tem para você”, pontua Cris.

  1. Cristal multifacetado 

“É um cristal que não absorve a energia do ambiente e, se ela for negativa, ele limpa”, explica a especialista. Ela sugere o uso da pedra sobre a porta de entrada da casa quando há uma janela próxima. Essa configuração pode causar “escape” de energia.

 “Qual vai ser a função dele (do cristal)? Ele vai bloquear a fuga rápida dessa energia. Ele vai trazê-la de volta para circular naquele ambiente”, diz.

Cris recomenda ainda o uso do cristal no home office, pendurado no teto, na direção da cadeira de trabalho. “Ajuda você a limpar seus pensamentos, a ativar o foco”. 

  1. Plantas

Plantas são sempre muito bem-vindas em qualquer ambiente onde você pretende aplicar feng shui. “É como se fossem multiplicadoras de energia. Se coloco num canto da sala, ela movimenta energia naquela área.”

 LEIA TAMBÉM: 5 LOJAS DE DECORAÇÃO ONLINE DEDICADAS À ARTE POPULAR E AO ARTESANATO BRASILEIRO
Dicas de feng shui

A variety of potted plants on display in a quirky café in the city.

Plantas contribuem para o bem-estar no ambiente. Foto: Tom Werner / Getty Images

  1. Iluminação 

Nenhum ambiente deve estar escuro ou mal iluminado. “A energia é atraída pela luz”, diz. Não precisa investir em holofotes, luz intensa, mas vale apostar em pequenas luminárias. Cris sugere também usar espelhos: “Ele é um refletor automático, faz com que a energia se movimente o tempo todo”. 

  1. Fontes de água

Na entrada da casa, vale apostar em objetos e cores que remetam à água, pois o elemento natural, no ba’guá, faz parte do setor (ou guá) “trabalho”. Fontes atraem dinheiro, paz e harmonia. Segundo o livro de Cris, o movimento e o som da água estimulam a energia vital da casa, fazendo circular todo o aspecto negativo e, em seu lugar, preservar o positivo.

  1. Sino dos ventos

“Existe quem ama e quem fica extremamente irritado com o som”, pontua. Neste último caso, vale investir em móbiles, que também representam um objeto em movimento, mas sem emitir sons. Eles funcionam bem na área que representa a prosperidade no ba’guá, que tem o “vento” como elemento natural.

 LEIA TAMBÉM: 7 DICAS DE DECORAÇÃO PARA VARANDAS PEQUENAS
  1. Circulação do ambiente 

“Onde a gente caminha, a energia circula”, diz Cris. Por isso, ela destaca a importância em mobiliar a casa com peças de tamanho adequado, que permitam a passagem em seu entorno. “A energia não vai passar do mesmo jeito”, avisa. “Quando tenho uma situação de uma mesa encostada na parede, ali eu tenho um bloqueio de energia e tenho que corrigir”, disse. Nesse caso, ela sugere iluminar a área. “Posso colocar um quadro referente ao guá de energia, uma planta, posso usar um cristal multifacetado sobre a mesa. Tudo isso vai trazer de volta a energia que ficou bloqueada.”


Atenção aos banheiros

O banheiro precisa sempre de correções, segundo Cris, devido ao alto fluxo de água, que entra e sai da casa. “Você tem que trazer referências de água para esse banheiro de qualquer maneira”, disse. Ela sugere colocar conchas enfeitando a bancada ou até mesmo usar toalhas azuis ou verdes.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes