Bem-vindo à ELLE Brasil!

Depois de dois anos trabalhando em esquema de home office, nossa equipe volta a se reunir em uma sede física. Conheça o escritório da ELLE, decorado pela Westwing em sintonia com os novos tempos.


Escritório da ELLE decorado pela Westwing
Casa ou escritório? A sede da ELLE é um pouco dos dois. Fotos: Leila Viegas



No dia 14 de março de 2020, a ELLE Brasil realizou seu primeiro ensaio fotográfico, após um hiato de dois anos. Mal sabiam os envolvidos que aquele seria o último trabalho presencial da equipe, antes de a pandemia de Covid-19 mudar radicalmente a nossa rotina. Dois dias depois, os jornalistas e outros profissionais que preparavam a volta da ELLE ao mercado, provisoriamente em um escritório de coworking, passaram para o esquema de home office. Videoconferências e fechamentos online se tornaram a nova realidade.

De lá para cá, o título lançou o site, a revista digital ELLE View, as edições impressas, a ELLE Decoration e a edição especial ELLE Men. O time cresceu – e, apesar de as conversas serem praticamente diárias, havia gente que ainda não se conhecia pessoalmente. 

Isso mudou em outubro, com a inauguração da nova sede da ELLE Brasil. Instalado no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, o escritório, de 200 m2, tem vista privilegiada para o pôr do sol e varanda com teto retrátil, onde a redação já vislumbra várias happy hours. “A gente sentia falta de ter um ambiente de troca mais direta, de voltar a receber as pessoas para um café, retomar essa conexão”, diz Susana Barbosa, diretora de redação e publisher da ELLE. 

O projeto de decoração foi assinado pela Westwing, que teve a missão de criar um ambiente que fugisse do padrão corporativo e transmitisse a personalidade da publicação nos detalhes. “A ELLE não ostenta pelo excesso. Ela ostenta pela criatividade, pelo vanguardismo. E a Westwing é bastante assim também”, diz Adler Berbert, head de marketing de conteúdo da Westwing. 

Leila Viegas WW Elle 7138 1

Capas da ELLE para ninguém esquecer onde está Leila Viegas

A sintonia entre as duas marcas se refletiu na fluidez dos processos. “Houve uma sinergia muito grande”, conta Susana. “Foi de primeira, e não tivemos quase nenhuma alteração no projeto.”

Um grande desafio para a Westwing foi garantir que a transição dos funcionários da casa para o escritório fosse a mais suave possível – afinal, após dois anos trabalhando dentro do próprio casulo, a volta para a estrutura empresarial não deixa de ser um choque. 

A escolha das peças e dos materiais, portanto, teve a preocupação de transmitir a sensação de aconchego, de “estar em casa”. Logo na entrada, o lounge, com poltronas de veludo com franjas, sofá e pufe de formas orgânicas, forrados de bouclé, e um acolhedor tapete com desenhos geométricos, entrega de cara que esse não é um escritório-padrão. 

Mesas funcionais e cadeiras ergonômicas estão lá, sim. Mas as bancadas de trabalho ganharam também charmosas luminárias douradas, para lembrar que forma e função são igualmente importantes para essa turma.

O tom de dourado, aliás, é um elemento importante. Está presente na iluminação, nas estantes e, principalmente, no sofá de veludo açafrão, que é a estrela do mezanino, onde ficam as salas de reunião, o acervo e o camarim. A peça tem design da própria Westwing, como a quase totalidade dos itens que decoram o escritório, e é modular. Ou seja, pode ser rearranjada de incontáveis maneiras. 

Leila Viegas WW Elle 7034 1

Sofá modular açafrão é a estrela do mezanino Leila Viegas

“A palavra flexibilidade resume um pouco do briefing do projeto. Precisava ser um espaço que comportasse não só as pessoas que fazem a ELLE, mas também eventos e outras experiências”, diz Berbert. Sem mesas fixas no chão, os ambientes foram pensados para serem remodelados de acordo com as necessidades. Dessa forma, as salas podem se transformar em estúdios de gravação ou se adaptar à produção de outros tipos de conteúdo – cantinhos instagramáveis não faltam nesse endereço. 

Do mobiliário aos vasos, todas as peças selecionadas estão à venda no e-commerce da Westwing. O serviço de consultoria e curadoria da empresa pode ser igualmente adquirido pelos clientes: o time de arquitetos e decoradores da WestwingDesign atende quem quer decorar desde apenas uma estante até um cômodo.

No caso da ELLE, o trabalho foi mais amplo e abarcou o imóvel inteiro. “É um novo escritório, pós-pandemia. As pessoas têm uma nova relação com o trabalho e com os colegas. A gente tentou, por meio desse projeto, materializar isso”, resume Berbert. Certos hábitos, no entanto, nunca mudam. 

Feliz na casa nova, a equipe da ELLE já retomou as conversas regadas a cafezinho, o desejo por bolo no meio da tarde e, claro, a eterna briga pela temperatura do ar-condicionado.

Veja mais fotos do novo escritório da ELLE:

Leila Viegas WW Elle 7098 1

Detalhe da sala de reunião Leila Viegas

Leila Viegas WW Elle 7145 1

O biombo e o banco de palhinha dão um toque afetivo ao ambiente Leila Viegas

Leila Viegas WW Elle 7144 1

Pufe de bouclé em nosso novo escritório Leila Viegas

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes