Estúdio Campana assina mobiliário de loja-conceito da Tiffany & Co. em São Paulo

Com dois andares, primeira loja-conceito da Tiffany da América Latina foi aberta nesta quarta, no Shopping Iguatemi


Loja-conceito da Tiffany: mobiliário do Estúdio Campana.
Loja-conceito da Tiffany & Co. abre as portas em SP com mobiliário assinado pelo Estúdio Campana. Foto: Fernando Laszlo



A primeira loja-conceito da Tiffany & Co. da América Latina foi aberta nesta quarta (18.12), no Shopping Iguatemi São Paulo, na zona oeste da cidade. Com dois andares e 408 m², a flagship é inspirada na joalheria da Quinta Avenida, em Nova York, com projeto do arquiteto Peter Marino.

Os interiores da unidade paulistana apresentam elementos da cultura brasileira, com obras de artistas locais. A fachada foi assinada pelo Metro Arquitetos – mesmo escritório responsável pelo novo prédio do Masp – e reverencia a flora nacional.

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A loja possui obras de Vik Muniz, João Carlos Galvão e da ceramista Francis Petrucci. Há também trabalhos dos estadunidenses Joel Mesler e Nancy Lorenz, e do artista alemão Gregor Hildebrandt. 

O mobiliário conta com peças assinadas pelo Estúdio Campana, como mesa, cadeiras e luminárias em tons de dourado, produzidas com sobras de fundição de alumínio.

Loja-conceito da Tiffany abre as portas em SP: na foto, mobiliário do Estúdio Campana.

Cadeira recebeu sobras de fundição de alumínio. Foto: Fernando Laszlo

Essas passaram por um processo artesanal e foram lixadas à mão, para evitar atritos e desconforto ao toque, como explica Humberto Campana. “Eu quis fazer um trabalho de joalheria nesses móveis, nas mesas, cadeiras e lâmpadas”, disse. “Foram soldadas pecinha por pecinha”.

Mobiliário do Estúdio Campana para loja conceito da Tiffany & Co., em SP

Mobiliário assinado por Humberto Campana integra nova flagship da Tiffany&Co. Foto: Fernando Laszlo

O tom dourado faz referência ao barroco brasileiro. “O Brasil tem a tradição do barroco. Criou-se o barroco no Brasil diverso ao de Portugal, Itália, do resto da Europa, pelas condições climáticas, pela paisagem. Eu quis trazer esse barroco à la brasileira”.

As mesas receberam tampo em mármore esverdeado e as luminárias foram inspiradas em joias. Humberto diz que quis dar a elas o caráter de um brinco de pérola, com o cristal branco, opalino, representando a gema.

Mobiliário do Estúdio Campana para loja conceito da Tiffany & Co., em SP

Tampo da mesa com design Humberto Campana. Foto: Fernando Laszlo

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Loja em São Paulo, novo livro e exposição em Roma

Neste ano, o Estúdio Campana comemorou 40 anos de criação e inaugurou o Parque Campana, no interior de São Paulo, além de protagonizar exposições em Paris e São Paulo e lançar peças na Design Miami. 

Para o próximo ano, Humberto planeja abrir uma loja do Instituto Campana na Galeria Metrópole, na região central de São Paulo, onde hoje se concentram diversas marcas e estúdios de design. “Vamos lançar uma coleção nova que estou criando”, disse.

Conta que também está preparando uma nova exposição em Roma e um livro, que deve sair no começo de 2025, sobre a metodologia por trás das criações do estúdio. 

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