Novo prédio do Masp abre as portas com cinco exposições, loja e restaurante
Renoir compõe programação de novo prédio do Masp, com uma escultura e 12 pinturas do acervo.

O novo prédio do Masp, batizado de Edifício Pietro Maria Bardi, abrirá as portas ao público nesta sexta (28.03) com Cinco ensaios sobre o Masp, um conjunto de exposições que propõe novos olhares sobre o acervo e a história do museu.
O prédio em cor grafite, de 14 andares, teve as obras concluídas no fim de 2024 e conta com cinco galerias. No sexto andar, foi erguida a mostra Histórias do Masp, com obras do acervo e fotografias históricas datadas desde 1947, quando o museu foi inaugurado. A galeria teve paredes cobertas em cor vermelha, como as pilastras do edifício original, desenhado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.
LEIA TAMBÉM: 9 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM MARÇO
Ali, há também livros do Masp, folhetos de exposições passadas e publicações de jornais e revistas expostas em mostruários (há, inclusive, uma edição da revista ELLE sobre a mostra de Lucian Freud no Masp, de junho de 2013).
Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers, Pierre-Auguste Renoir. Foto: Google Arts
Em Renoir, no andar abaixo, encontramos 12 pinturas e uma escultura do artista. Os quadros foram suspensos por cavaletes criados pela arquiteta Juliana Godoy com proposta lúdica e experimental, como disse Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, na manhã desta quarta (26.03). “Nós não vamos substituir os cavaletes da Lina, mas achamos que poderia ser divertido olhar para o que seria um desdobramento mais lúdico de um cavalete contemporâneo”, disse.
Iorubá Ibeji (Título atribuído), sem data. Foto: Jorge Bastos
A mostra Geometrias ocupa o quarto e décimo andar e exibe diferentes propostas de arte geométrica. A exibição conta com 67 obras assinadas por nomes como Alfredo Volpi, Geraldo de Barros, Judith Lauand e Rubem Valentim (cuja obra inspirou o ensaio com Gilberto Gil no volume 19 da ELLE impressa). Já o acervo de arte africana tradicional compõe Artes da África, mostra com mais de 40 obras oriundas principalmente da África ocidental, de grupos como Guro, Senufo e Baulê. “Convidamos dois artistas brasileiros mais jovens para fazer trabalhos ali, em resposta a esse acervo: a biarritzzz, que apresenta três vídeos, e o Cipriano, com uma pintura”, explica Pedrosa.
LEIA TAMBÉM: 5 TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA APOSTAR EM 2026
Cena da videoinstalação Lina Bo Bardi - A Marvellous Entanglement, de Isaac Julien. Foto: Isaac Julien, cortesia do artista, e Victoria Miro.
Por fim, há a videoinstalação imersiva de Isaac Julien chamada Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement [um maravilhoso emaranhado]. Na sala revestida com cortinas e carpete verde-escuro, é possível ver nove telas com encenação protagonizada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, interpretando Lina Bo Bardi, reproduzindo suas citações.
LEIA TAMBÉM: VIK MUNIZ ASSINA LINHA DE REVESTIMENTOS INSPIRADA EM FOLHAS DE PAPEL EM BRANCO
“A gente pensou o que seria um conjunto de mostras que fizesse sentido, que tivesse uma articulação entre elas e que pudessem mostrar algo da diversidade, tanto da história do museu quanto dos acervos das coleções que nós temos”, disse Pedrosa.
LEIA TAMBÉM: JULIANA VASCONCELLOS ABRE SUA PRIMEIRA LOJA-GALERIA EM SÃO PAULO
O museu também inaugura uma loja, com livros, mobiliário autoral, objetos e souvenirs, além de salas de aulas, laboratório de conservação e o café e restaurante A Baianeira, migrado do prédio de Lina Bo Bardi. Ao fim do ano, será aberto ainda um túnel subterrâneo, que conectará as duas unidades.
Cinco ensaios sobre o MASP: a partir de 28 de março de 2025, no Masp, na Avenida Paulista, 1.510, Bela Vista, São Paulo. Às terças, das 10h às 20h, às quartas e quintas, aos sábados e domingos, das 10h às 18h, e, às sextas, das 10h às 21h. Ingressos (valem para visitação nas duas unidades): R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita e, na sexta, a gratuidade ocorre das 18h às 20h30.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes