Painel de madeira: 5 projetos com a marcenaria bem aplicada

Eles conferem elegância para os ambientes e podem configurar diversas soluções aos espaços. Para acertar na escolha, confira dicas essenciais e inspire-se nestas aplicações.


painel de madeira
Projeto do escritório Cassim Calazans. Foto: Instagram/@cassim_calazans | Evelyn Müller



Ótima solução para aquecer os espaços, criar novas estruturas, embutir armários, mimetizar aberturas e adicionar texturas, o painel de madeira pode ser aplicados em diversos ambientes, desde as propostas mais simples, apenas revestindo as paredes, ou em projetos mais complexos, compondo divisórias ou absorvendo a função de mobiliário. “O interessante e belo dos painéis é que, além de conferirem aconchego e elegância, podem também camuflar as portas presentes”, explica a arquiteta Alessandra Cassim. “Isso transforma o espaço e deixa o visual limpo e linear, dando a impressão de serem maiores do que são”, completa Taís Calazans, sócia de Alessandra no escritório Cassim Calazans.

É importante observar que esse tipo de marcenaria pede atenção redobrada na hora do projeto e instalação. “Para garantir um bom resultado, alguns cuidados são essenciais, como escolher madeiras ou lâminas de qualidade, usar fixações discretas para um acabamento preciso e, caso o projeto tenha curvas, apostar em técnicas e materiais adequados”, indica a arquiteta Ana Toscano, que projetou uma estrutura curvilínea de madeira para seu escritório (veja abaixo).

Leia também:
Cozy vibes: 7 ideias simples para deixar a casa aconchegante

Além disso, vale se atentar também com a elétrica e a paginação para evitar dores de cabeça durante e após o processo. “Recomendo que todas as instalações elétricas sejam passadas e locadas nos pontos certos¨, lembra a arquiteta Aline Lopes. “É primordial a atenção nas junções das chapas para que os encontros fiquem casados entre as paredes e o teto, sendo que o sentido dos veios na vertical sempre dará uma impressão de um pé direito maior”, complemente ela.

 

Painel de madeira conecta ambientes e camufla área íntima

painel de madeira Projeto Cassim Calazans Arquitetura Alvorada I Fotos Evelyn Muller 2

Foto: Instagram/@cassim_calazans | Evelyn Müller

painel de madeira ABERTURA Projeto Cassim Calazans Arquitetura Alvorada I Fotos Evelyn Muller 38

Foto: Instagram/@cassim_calazans | Evelyn Müller

Nesta casa repleta de materiais naturais assinada pelo escritório Cassim Calazans, um painel de freijó se estende de ponta a ponta na sala. A estrutura organiza e conecta os ambientes de estar, jantar, cozinha e área externa. Com nichos acoplados na parte superior e elemento vazado feito na mesma madeira, a marcenaria deixa o espaço linear e camufla as portas da área íntima, do lavabo, da lavanderia e da adega.

 

Elegância e praticidade com madeira em formas curvas

painel de madeira ABERTURA Projeto Ana Toscano Arquitetura Escritorio I Foto Julia Novoa 31

Foto: Instagram/@anatoscanoarquitetura | Julia Novoa

painel de madeira Projeto Ana Toscano Arquitetura Escritorio I Foto Julia Novoa 2

Foto: Instagram/@anatoscanoarquitetura | Julia Novoa

No escritório da arquiteta Ana Toscano, um armário multifuncional se estende por duas paredes, da entrada à copa. Executado em lâmina natural de carvalho, o móvel se destaca pelo desenho curvo onde fica uma porta que oculta prateleiras internas – elas acomodam amostras de materiais, itens de papelaria e a impressora. Inteligente e discreta, a marcenaria clara garante o visual limpo e organizado.

 

Clima acolhedor garantido com painel de madeira

painel de madeira SaveClip.App 331111567 1395008601040992 8206077132881572861 n

Foto: Instagram/@casacor_oficial | Felipe Araujo

painel de madeira SaveClip.App 331162265 719604636550566 5852989367861839258 n

Foto: Instagram/@casacor_oficial | Felipe Araujo

Projetado pela arquiteta Giovana Pitondo para a CASACOR Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, este living aconchegante exibe uma paleta de tons terrosos e materiais naturais, a exemplo das paredes revestidas por pedras e painéis de madeira – mais especificamente placas de MDF com laminado no padrão louro freijó da Arauco, que reproduz o visual castanho claro característico.

Leia também:
Decoração da sala: 7 ideias práticas e charmosas que fazem a diferença

Entrada com madeira e texturas aplicadas nas superfícies

painel de madeira Aline Lopes Arquitetura 2

Foto: Instagram/@alinelopesarquiteta

Para este hall de entrada, parte de um projeto com clima praiano assinado pela arquiteta Aline Lopes, as paredes e o teto foram revestidos por painéis de MDF com lâminas naturais de madeira no modelo Itapuã, da Duratex. O material de nuance amendoada, que ganhou ganchos, um móvel de apoio e iluminação cênica, se junta à textura que remete a areia do limestone aplicado nas demais superfícies verticais.

 

Estrutura fixa de marcenaria tem ripado e nicho aberto

painel de madeira Projeto Luzia Ralston Arquitetura Arbol I Foto Renato Navarro 2

Foto: Instagram/@luziaralston.arquitetura | Renato Navarro

painel de madeira Projeto Luzia Ralston Arquitetura Arbol I Foto Renato Navarro 1

Foto: Instagram/@luziaralston.arquitetura | Renato Navarro

Feita sob medida para esconder um rebaixo no gesso, esta marcenaria fixa desenhada pela arquiteta Luzia Ralston oculta um armário embutido que serve para abrigar o louceiro, a adega e a máquina de café. Composta por painéis de madeira freijó com acabamento ripado de réguas verticais estreitas e regulares, a estrutura exibe um recorte que configura um nicho de apoio para o ambiente de jantar. 

Leia também:
Como usar mantas para afastar o frio e dar um toque de aconchego na decoração

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes